Na tarde de quarta-feira, dia 10, aconteceu uma capacitação de psicólogos da rede municipal, no auditório da sede da Secretaria Municipal de Saúde. Inciativa do Projeto Aldeias Infantis SOS – organização global, de incidência local, que atua no Cuidado e Proteção de crianças, adolescentes, jovens e suas famílias -, em parceria com o UNICEF e a Prefeitura de Itabuna.
A necessidade do treinamento se deu a partir do entendimento dos desdobramentos provocados pela pandemia, do afastamento das crianças e adolescentes da escola, somando-se à situação de emergência e desastres provocados pelas inundações na cidade de Itabuna no final de dezembro do ano passado. A partir do levantamento do projeto Emergência UNICEF e Aldeias Infantis SOS, foi possível identificar a necessidade de acolhida e aconselhamento psicológico em Itabuna.
Com o tema “Plantão Psicológico”, o treinamento foi ministrado por Andréa Muniz, psicóloga do projeto Aldeias Infantis SOS, com o objetivo capacitar os psicólogos para atuação em plantão psicológico e mutirão. Contou ainda com a presença do coordenador de Projetos em Situação de Emergência, Edson Bahia, da diretora da Média e Alta Complexidade, Roberta Fulgêncio e da subsecretária municipal de Saúde, Lânia Peixoto, além dos psicólogos.
O coordenador de Projetos em Situação de Emergência da Aldeias Infantis SOS, Edson Bahia, pontuou que o projeto atua em parceria com o UNICEF em Itabuna e 17 outras localidades atingidas pela enchente. Consiste em uma escuta das famílias e compreensão para poder identificar possíveis traumas em crianças e suas famílias em função das chuvas. “Hoje, estamos em reunião para criar uma estratégia de uma escuta mais ampliada para encaminharmos pessoas em situação mais emergenciais para assistência”, afirmou.
A subsecretária de Saúde, Lânia Peixoto, destaca a importância de fomentar capacitações para os profissionais da rede municipal. “O conhecimento é uma dádiva e, a partir dele, podemos sempre nos aperfeiçoar para nos agregarmos ao outro. E esse é um dos objetivos da gestão: promover melhorias para a qualidade do serviço prestado, para o profissional e para o paciente assistido, com mais acolhimento e humanização”, finalizou.
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Departamento de Comunicação Social
Prefeitura de Itabuna