Prefeitura municipal de itabuna

logotipo-021

Secretaria Municipal de Saúde já imunizou mais de cinco mil cães e gatos contra a raiva em Itabuna.

A Prefeitura de Itabuna, da Divisão de Controle de Zoonoses (DCZ) da Secretaria Municipal de Saúde, está realizando a vacinação em cães e gatos contra a raiva. Ao todo, a expectativa é conseguir imunizar 21 mil animais domésticos contra a doença no município. Hoje, acontece nas praças do Mangabinha e Maria Pinheiro até as 16h30min.

Neste sábado e domingo, dias 13 e 14, as equipes de vacinadores vão atuar na imunização de animais domésticos de lotes e propriedades do Projeto Roça do Povo, na região de Ferradas. Os donos de cães e gatos devem ficar atentos à passagem dos funcionários da DCZ.

Na próxima semana, a partir da segunda-feira, dia 15, a ação prossegue na praça do bairro Jorge Amado.  Na terça, será nas praças dos bairros Manoel Leão e Nova Ferradas. Na quarta nas praças de Nova Ferradas e Novo Horizonte.

Já na quinta-feira, dia 18, serão contemplados os bairros Santo Antônio e Sarinha em suas respectivas praças. E, finalizando a semana, na próxima sexta-feira, dia 19, será a vez das praças do Parque Boa Vista e Zizo receberem a vacinação. A imunização começa sempre a partir das 8h30min e prossegue até as 16h30min.

Podem receber a dose da vacina cães e gatos, a partir de três meses de idade, de acordo com os critérios da Campanha Nacional de Vacinação Antirrábica 2022,  que se encerra no dia 17 de  setembro. A vacinação é a principal medida de prevenção da raiva, que é uma zoonose com quase 100% de letalidade. Por isso, a importância de vacinar o animal doméstico.

A diretora do Departamento da Vigilância em Saúde, Maristella Antunes, afirma que a população deve ficar atenta ao cronograma divulgado no site e nas redes sociais da Prefeitura de Itabuna  e da Secretaria Municipal de Saúde para garantir a imunização do seu pet.

“Divulgamos um cronograma para as praças de cada bairro para que a população possa se organizar e comparecer. Vale destacar, que aqueles bairros que tem duas praças, a ação ocorre sempre na praça principal. Aqueles que ainda não foram incluídos no cronograma, haverá um novo calendário que será divulgado nos próximos dias,” complementou Maristella.

Na primeira e segunda semana, a vacinação aconteceu nas áreas rurais, áreas mais afastadas do centro da cidade e ONGs,  tendo sido imunizados  1.284 animais. Desde o dia 8, a  partir da terceira semana,  iniciou-se a campanha antirrábica na zona urbana.

Na segunda-feira, foram vacinados 116 cães e gatos nos condomínios residenciais. Na terça,  345 animais na praça do bairro Lomanto e 1.176 animais na praça do bairro Califórnia.  Já na quarta, foram vacinados 776 cães e gatos na praça do bairro de Fátima, enquanto que no bairro Santa Inês o total foi de 394.

Na quinta-feira,  dia 11, a ação ocorreu na praça dos bairros São Caetano (982 animais) e na praça do São Roque (302), totalizando 4.091 animais imunizados só nesta semana. Ao todo, desde o início da campanha, já são 5.375 vacinas aplicadas contra a raiva em Itabuna.
____________
Departamento de Comunicação Social
Prefeitura de Itabuna

Share on whatsapp
WhatsApp
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn