Emasa apresenta equipamentos do projeto Mais Água para a Cidade.

Moradores dos bairros de Itabuna e quem circulava pelo centro da cidade foram surpreendidos com a carreata realizada pela Empresa Municipal de Águas e Saneamento (Emasa), que percorreu diversas ruas da cidade, com a frota de veículos da empresa e caminhões transportando parte da tubulação que será utilizada no projeto Mais Água para a Cidade.

O projeto consiste na ampliação do sistema de abastecimento de água, que vai beneficiar mais de 120 mil moradores de Itabuna que atualmente são abastecidos de forma intermitente, através do sistema de manobras. “Desde a criação da Emasa, em 1988, quando a empresa saiu das mãos da Embasa e passou para o município, nunca houve um investimento do porte que está sendo realizado agora.

“Durante  todo esse tempo, a cidade sofre com o rodízio no fornecimento de água. No último dia 11, assinamos a ordem de serviço e as obras já foram iniciadas.  Com esse projeto 80% da população terá água nas torneiras todos os dias”, festejou o prefeito Augusto Castro, que participou de todo o percurso.

O presidente da empresa concessionária de água e esgoto de Itabuna, Raymundo Mendes Filho, também comemorou o feito. “O prefeito Augusto Castro nos disse que queria fazer a diferença em relação a Emasa.  O projeto Mais Água para a Cidade é a maior obra de saneamento que está sendo realizada em Itabuna”  disse.

Idealizador do desfile, o diretor de Planejamento da Emasa, José Silva, afirmou que “uma obra de suma importância, que fica embaixo da terra, mas que tem a força de melhorar a qualidade de vida dos itabunenses, deve ser festejada.”

O Projeto

A implantação do novo sistema de abastecimento de água de Itabuna consta da ampliação da estação elevatória de água tratada, na Estação de Tratamento de Água (ETA), no São Lourenço, com o acréscimo de duas motobombas. Além disso, haverá a instalação de  6.049 metros de rede adutora e pouco mais de 2 mil metros de rede de distribuição.

Nessa primeira fase da obra estão sendo investidos pouco mais de R$ 17 milhões. Em um segundo momento,  haverá a implantação de dois grandes reservatórios com capacidade para armazenar três e cinco milhões de litros de água, respectivamente.

Os bairros que compõem a região sul da cidade são os que mais sofrem com o atual sistema de manobras, em alguns casos tendo o fornecimento de água a cada 15 dias. Com essa obra, os bairros da região do São Caetano, Pedro Jerônimo, Banco Raso, Vila Anália, Sarinha dentre outros terão fornecimento de água diariamente.

O Projeto Mais Água para a Cidade também contempla os bairros que abrangem o Conceição, São Judas Tadeu, Vila Zara e Góes Calmon e passarão a ser abastecidos a cada cinco dias. Enquanto os bairros da zona oeste, que engloba Nova Itabuna, Ferradas e Nova Ferradas passarão a ter fornecimento de água a cada seis dias.

As obras estão sendo executadas pela empresa C&R Engenharia Ltda, vencedora do processo licitatório. O prazo de conclusão é de 18 meses.

Fotos: Roberto Santos

Departamento de Comunicação Social