Prefeitura municipal de itabuna

logotipo-021

Prefeitura entrega primeiro Selo de Qualidade a um açougue em Itabuna.

Nesta quinta-feira, 18, às 9 horas, a Divisão de Vigilância Sanitária (VISA) do Departamento de Vigilância em Saúde em parceria com a Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (ADAB) fará a  entrega do primeiro selo de qualidade para carnes.  A ação acontecerá em ato simbólico no estabelecimento,  localizado no Jardim do Ó.

O Selo de Qualidade para carnes é uma iniciativa da Prefeitura de Itabuna, por meio da Vigilância Sanitária da Secretaria Municipal de Saúde, em ação com a ADAB,  que analisa os pré-requisitos necessários para que o consumidor tenha produtos de qualidade à mesa.

Para receber o Selo, são avaliados critérios como: procedência da carne, manuseio, condições do estabelecimento para receber a carne, armazenamento, venda, etc. Todo o processo de fiscalização acontece desde o abate até chegar ao consumidor final.

Essa é a primeira vez em que há a implantação do Selo de Qualidade na rede de estabelecimentos que comercializam carnes, em Itabuna, o que garante ao consumidor mais visibilidade e segurança do cumprimento das normas exigidas pela Vigilância Sanitária para o consumo do alimento e também da qualidade do serviço.

A coordenadora da  Divisão de Vigilância Sanitária, Ieda Lomes, destaca a importância deste marco na cidade. “Com o Selo de Qualidade, a população terá mais segurança na hora de consumir a carne, pois estará ciente de todo o processo de avaliação. Além disso, as vistorias serão recorrentes para garantir a  procedência e qualidade da carne para o consumo humano”, afirmou.

Segundo ela, a implantação do selo no município se deve ao empenho do Departamento de Vigilância em Saúde da Secretaria Municipal de Saúde e da ADAB. Os açougues que também vendem carne bovina, suína e aves poderão aderir sem custos, bastando que entrem em contato com a Vigilância Sanitária e solicite visita da fiscalização

Depois de concluído o processo de vistoria, para a certificação do cumprimento das exigências da VISA e ADAB, e de orientações ao proprietário do açougue, o Selo de Qualidade será concedido com sua fixação em local visível aos consumidores. A Divisão de Vigilância Sanitária está situada no Departamento de Vigilância em Saúde na Rua Rui Barbosa, 934,  telefone  (73) 98128-5493.
____________
Departamento de Comunicação Social
Prefeitura de Itabuna

 

Share on whatsapp
WhatsApp
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn