Escolas de campo têm aula inaugural em Itabuna, após dois meses em reforma.

Nesta quarta-feira, dia 17, alunos, pais e professores tiveram o  primeiro dia de aula na  Escola Municipal Conjunto Cachoeira, na Fazenda que leva o mesmo nome da unidade, na margem direita do Rio Cachoeira, no limite territorial com Ilhéus. A escola foi revitalizada por um grupo que se denomina “Amigos do Sul da Bahia” que atualmente vive na região, em outros estados e até fora do Brasil e desejaram realizar algo pelo município, após as enchentes que atingiram a cidade e região.

A unidade de Rede Municipal de Ensino recebeu mobiliário escolar, equipamentos de copa e cozinha, computador, livros didáticos, material de limpeza e higienização. “A aula inaugural teve a presença dos proprietários da fazenda e dos organizadores da iniciativa. Para nós foi um momento de alegria e gratidão em ver esse sonho sendo realizado”, disse a diretora do Departamento da Educação Básica, Elioenai Santos de Santana Farias.

A aula teve palestra sobre o Programa Saúde na Escola, atividade física e recreativa e contação de história. Na  terça-feira passada, dia 16, a  Escola Municipal Gabino Kruschewsky  também foi reaberta para aulas presenciais após dois meses de reforma. A unidade, que  agora está localizada na Fazenda Cruzeiro do Sul, na rodovia BR-101, passou por melhorias no telhado, no forro, parte hidráulica, e recebeu mobiliário novo.

O diretor de Infraestrutura da Secretaria Municipal da Educação, professor Eugênio Abreu, afirmou que até setembro mais 15 escolas municipais serão reabertas. “O  prefeito Augusto Castro  tem feito um investimento maciço na reforma de unidades escolares e no processo educacional dos alunos.

Por isso, nosso esforço é  para requalificar  as escolas”, frisou. A Escola Gabino Kruschewsky tem 15 alunos do 1 ao 5ª  ano e 20 alunos no segmento da Educação de Jovens e Adultos ( EJA). A unidade funcionava antes vizinho à Delegacia da Polícia Rodoviária Federal. No entanto, o espaço era inadequado para os alunos.

“Essa reabertura mostra o avanço na educação municipal. Os pais desses alunos são trabalhadores rurais. Eles agora têm a oportunidade de estuda em uma escola de campo requalificada”, comemora o professor Eugênio Abreu.
____________
Departamento de Comunicação Social