Prefeitura municipal de itabuna

logotipo-021

Prefeitura de Itabuna capacita profissionais da Educação sobre a Lei Lucas – Primeiros Socorros.

Profissionais da Rede Municipal de Ensino, envolvendo a educação infantil e fundamental I, participaram na tarde desta segunda-feira, dia 29, de capacitação com noções básicas de Primeiros-Socorros em cumprimento à Lei Lucas (Lei Federal nº 13.722/18). O treinamento tem a parceria da Prefeitura de Itabuna, por meio das secretarias municipais da Educação (SEDUC) e da Saúde (SMS), SAMU-192 e 4º Grupamento de Bombeiros Militares (193).

Hoje foi a vez dos professores da Creche Otaciana Pinto participarem do treinamento na Base do SAMU-192, no Bairro Nova Itabuna. Antes, a ação também aconteceu para os profissionais da Creche-Escola Leonor Pacheco, do bairro Maria Matos, Instituto de Educação Infantil Lúcia Oliveira e o Grupo Escolar Júlia Oliveira, no centro.

A capacitação tem como objetivo levar orientações sobre Primeiros-Socorros para que estudantes em situação de emergência possam receber suporte imediato até a chagada do Corpo de Bombeiros-193 ou SAMU-192. Na quarta-feira, dia 31, a capacitação envolverá os profissionais da Creche Irmã Margarida, do Bairro Maria Pinheiro, que terão aulas de 13 às 19 horas.

O subtenente do 4º Grupamento de Bombeiros Militares de Itabuna, Reubis Almeida, foi um dos instrutores do curso de noções básicas de Primeiros-Socorros. Ele afirma que essa capacitação é muito importante.

“Todos os profissionais da área da Educação, principalmente do ensino infantil e fundamental I, precisam participar desse treinamento todos os anos para saber o que fazer em caso da necessidade de um atendimento pré-hospitalar, seja um engasgo, uma fratura ou lesão, para que tenha noção do que fazer até a chegada do serviço especializado”, explicou o subtenente.

A Coordenadora do Núcleo da Educação Permanente do SAMU-192, Tatiana Pires, agradeceu o apoio das secretarias municipais de Saúde e da Educação, do COAPES e das Faculdades Santo Agostinho (FASA) de Itabuna para que o treinamento acontecesse.

“Nos comprometemos na retomada dos treinamentos dos professores e funcionários da Rede Municipal de Ensino no suporte básico de vida. Visamos capacitar esses profissionais não só em relação ao cuidado com a criança, mas no saber que levará para toda a vida, porque um dos nossos papéis sociais é treinar o maior número de leigos no suporte básico”, disse Tatiana Pires.

LEI LUCAS

A Lei Lucas foi sancionada no dia 4 de Outubro de 2018 em homenagem ao garoto Lucas Begalli, 10 anos de idade, que morreu após ter engasgado com um alimento durante um passeio escolar em 2017.

No momento do incidente, nenhum dos profissionais da área da educação que acompanhavam as crianças tinham noção de Primeiros-Socorros. Lucas teve várias paradas cardiorrespiratórias, foi socorrido pelo Samu-192, mas não resistiu.

Por isso, a Lei nº 13.722/18 torna obrigatória a capacitação em noções básicas de primeiros socorros de professores e funcionários das redes pública e particular de ensino.
____________
Departamento de Comunicação Social
Prefeitura de Itabuna

Share on whatsapp
WhatsApp
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn