Prefeitura executa recapeamento da Rua de Mutuns e da praça do Santa Inês.

A Prefeitura de Itabuna, por meio da Secretaria de Infraestrutura e Urbanismo (SIURB), iniciou nesta semana o recapeamento asfáltico da Rua de Mutuns e do entorno da praça do Bairro Santa Inês. Os serviços de requalificação começaram na segunda-feira com corte geométrico e remoção do material inservível e preparação de base e sub-base para a aplicação de concreto betuminoso usinado a quente (CBUQ).

“Esse é mais um vetor importante para o tráfego de veículos e pessoas que saem ou chegam à cidade pelas rodovias federais e o semianel rodoviário” disse o superintendente de Serviços Públicos, Francisco de Sousa Lino Filho. Ele ressaltou que a pavimentação vai facilitar também o tráfego dos ônibus no local, que é um dos principais  acessos  à Vila de Mutuns.

A pavimentação do entorno da praça e da  Rua de Mutuns é motivo de alegria para moradores do bairro. Dona Eda Gomes dos Santos lembra que era quase impossível andar na rua em dias de chuva e mesmo durante a estiagem. “Agora vai melhorar, inclusive para as crianças que podiam ir para escola por causa da  lama em tempos chuvosos”, disse a aposentada.

Morador há 51 anos do Santa Inês, o ajudante de pedreiro  José de Jesus disse era difícil andar na lama em meio aos buracos.  “ Para nós é uma alegria porque as obras estão chegando.  A gente tinha esperança de que a Prefeitura chegaria aqui para mudar a nossa dura realidade”, falou, chamando a atenção para o fato de que há anos o Santa Inês não ter tido atenção de gestões passadas.

O secretário de Infraestrutura e Urbanismo, Almir Melo Jr, adiantou que outras ruas e avenidas de Itabuna serão recapeadas. Na terça-feira, ele acompanhou o trabalho das equipes no Castália e no Santa Inês e se disse confiante no plano de trabalho que será executado com órgãos do estado, a exemplo da Companhia de Desenvolvimento Urbano do Estado da Bahia (CONDER).

“Dentro de um mês e meio vamos colocar  43 quilômetros de asfalto nas vias urbanas de diversas localidades de Itabuna. Cerca de 30  vias e avenidas serão pavimentadas ou recapeadas, o que representa progresso para Itabuna e o maior programa de urbanização já desenvolvido na cidade. O projeto do prefeito Augusto Castro é elevar o número de vias com tratamento asfáltico”, afirmou Almir Melo Jr, durante vistoria da pavimentação na Rua João Timóteo, no bairro Castália.

Na segunda-feira, a Prefeitura iniciou a pavimentação asfáltica dessa do Bairro  Castália, via que liga a Avenida Ilhéus aos bairros Pontalzinho e São Roque. “Esse é mais um corredor de tráfego importante para a cidade. Estamos aplicando asfalto de qualidade como preconiza o prefeito Augusto Castro”, reiterou o superintendente de Serviços Públicos, Francisco de Sousa Lino Filho.
Departamento de Comunicação Social
Prefeitura de Itabuna