Dia do Nutricionista no Hospital de Base de Itabuna contou com homenagens e ação educativa.

Comemorado na quarta-feira, dia 31, o Dia do Nutricionista foi marcado para homenagear o profissional responsável por planejar programas de alimentação para as pessoas e preparar dietas específicas para ajudar a melhorar a qualidade de vida e saúde dos seus pacientes.

No Hospital de Base Luís Eduardo Magalhães, instituição administrada pela Fundação de Atenção à Saúde (FASI), além das homenagens voltadas para as nutricionistas da equipe, com direito a presente e bolo, a Coordenação de Nutrição também promoveu uma ação educativa na entrada do refeitório.

A equipe de nutricionistas distribuiu panfletos com informações sobre os 10 passos para uma alimentação saudável e realizou um Quiz sobre mitos e verdades da boa alimentação. A ação despertou a curiosidade dos colaboradores do hospital. Ao final do Quiz, os participantes receberam uma barra de cereal como brinde.

O cardápio especial do almoço, foi totalmente saudável, desde o prato principal, até a sobremesa. “O objetivo foi despertar os profissionais da unidade hospitalar para um processo de reeducação alimentar e aquisição de hábitos saudáveis”, explicou a coordenadora de Nutrição do Hospital de Base, Maria Luiza Souza.

A coordenadora da Comissão de Controle de Infecção Hospitalar (CCIH), Talita Ramos, destacou que “a nutrição do Hospital de Base é ativa e se preocupa em propor momentos lúdicos com proposta educativa, de forma a levar colaboradores e acompanhantes a refletir sobre práticas de uma alimentação saudável”.

Para a enfermeira Daniela Guimarães, coordenadora do Setor de Higienização, o serviço de Nutrição do Hospital de Base é excelente, sempre preocupado com a saúde dos pacientes, acompanhantes e funcionários. “Participei de uma dinâmica que envolveu orientações sobre o papel dos nutrientes no nosso organismo e fomos presenteadas com brinde bem nutritivo”, comentou.

Segundo Luiza Souza, campanhas no ambiente hospitalar como essa, visam levar mais informação a respeito do valor nutricional dos alimentos e estimular o seu consumo entre os colaboradores do Hospital de Base, promovendo a assimilação destes conceitos dentro do universo familiar.

“É preciso tirar da mente das pessoas que existem alimentos ‘vilões’ ou que fazem mal e criar um ambiente favorável para que os funcionários possam ter vidas saudáveis, a partir da adoção da alimentação saudável”, finalizou.
____________
Departamento de Comunicação Social