Prefeitura de Itabuna e clubes de serviços firmam parceria para ampliar vacinação contra a Pólio.

Representantes da Prefeitura de Itabuna e de clubes de serviço da cidade se reuniram na terça-feira, 13, no auditório da Secretaria de Saúde, para discutir estratégias para ampliar a vacinação contra a Poliomielite. Importante lembrar que em razão da baixa procura, o Ministério da Saúde prorrogou a Campanha Nacional de Vacinação contra a Pólio até 30 de setembro.
A proposta é reforçar a parceria entre as Secretarias de Educação e de Saúde do Município com o Rotary Club, com objetivo de alcançar um número maior de crianças a serem imunizadas por meio de uma ação educativa que deverá ser realizada nas escolas da Rede Municipal de Ensino. Entre os que estiveram presentes na reunião: a Secretária Municipal de Saúde, Lívia Mendes; a Subsecretária de Saúde, Lânia Peixoto; e o Secretário da Educação, professor Júnior Brandão.
Eles receberam o presidente do Rotary Club Itabuna Sul, Manoel Brito; o presidente do Rotary Club Itabuna, Cláudio Victor Santana; e a enfermeira e rotariana Adriana Mozer. O Secretário de Educação, Josué Brandão Júnior, lembra que uma parceria similar já foi firmada por meio de uma iniciativa do Rotary Clube na zona rural do município.
“O prefeito Augusto Castro tem buscado fortalecer parcerias como esta, que buscam melhorar a qualidade de vida e conscientizar a população sobre a importância da imunização”, comenta o Secretário Júnior Brandão. A vacina contra a Pólio tem como público-alvo crianças maiores de um e menores de cinco anos (4 anos, 11 meses e 29 dias).
A Pólio é uma doença contagiosa aguda causada por um vírus que vive no intestino, chamado Poliovírus, que pode infectar crianças por meio do contato direto com fezes ou com secreções eliminadas pela boca das pessoas infectadas. Nos casos graves, em que acontecem as paralisias musculares, os membros inferiores são os mais afetados. A vacinação é a única forma de prevenir a poliomielite.