Vigilância sanitária de Itabuna faz balanço das fiscalizações e apreensões do primeiro semestre.

A Prefeitura de Itabuna por meio da Divisão de Vigilância Sanitária (VISA), da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), intensificou as fiscalizações nos estabelecimentos que comercializam produtos alimentícios, saneantes, bem como em farmácias, observando os riscos sanitários de alimentos, bebidas, dentre outros produtos da área de fiscalização da VISA.
De acordo com a coordenadora da Vigilância Sanitária, Yeda Lomes, somente no primeiro semestre deste ano foram apreendidos 898 produtos alimentícios, saneantes e de farmácia que apresentavam alguma irregularidade, dentre elas, prazo de validade vencido, temperatura de conservação e ausência de documentação.
Ainda de acordo com dados da Vigilância Sanitária, foram realizados 983 atendimentos para cadastramento de novos estabelecimentos que necessitavam da fiscalização da VISA, 2.145 licenciamentos para novos estabelecimentos, 394 encerramento de estabelecimentos que deram baixa no CNPJ, 84 denúncias anônimas ou do Ministério Público, além de realizadas 3.552 inspeções.
A coordenadora da Vigilância Sanitária, Yeda Lomes, avalia este resultado como muito positivo. “É importante que o contribuinte seja o próprio fiscal, que os donos dos comércios fiscalizem seus produtos para evitar eventuais transtornos”, ponta Yeda Lomes.
Ela completa ressaltando que a participação da população é muito importante. “Qualquer denúncia poderá ser feita de forma anônima pelo telefone que também é Whatsapp (73) 98128-5493, ou pessoalmente na sede da Vigilância que fica no endereço Rua Rui Barbosa, 934 – Centro”, informa a coordenadora Yeda Lomes.