Prefeitura de Itabuna e SENAR promovem curso sobre mecanização agrícola

A Prefeitura de Itabuna, através da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente (SEAGRIMA), realizou um curso sobre mecanização agrícola para pequenos produtores rurais das associações do Piaçaveiro, Ribeirão Seco e Serrado, dentre outros, sobre mecanização agrícola. O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR), foi responsável pela parte prática e teórica do treinamento.

Um total de 16 agricultores familiares participaram do curso que apresentou conhecimentos práticos sobre o uso dos tratores agrícolas, as formas de utilização de implementos e a manutenção e conservação dos equipamentos. O curso foi ministrado pela instrutora do SENAR, Amanda Barros.

O titular da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, Moacir Smith Lima, com a realização da capacitação atendeu ao pedido das associações e dos pequenos produtores. Alguns deles já utilizam tratores em suas propriedades. “O curso serviu para orientá-los para que possam trabalhar com mecanização o que exige conhecimento específico para maior segurança.

A SEAGRIMA já havia cedido dois tratoristas para capacitar os agricultores familiares com o apoio técnico do engenheiro agrônomo Pedro Jeronimo e dos técnicos agrícola Leonardo da Silva Andrade e Wallace Silveira Soares. Os técnicos deram todo suporte para a realização do curso.

Na gestão do prefeito Augusto Castro (PSD), a Prefeitura tem reforçado a relevância de apoiar a agricultura familiar e a pequena produção, responsáveis pela oferta de produtos hortigranjeiros às feiras livres e centrais de distribuição de alimentos. O suporte é para que produzam com técnica e segurança, já que ao capacitá-los eles vão melhorar a qualidade do que produzem e as condições de vida no campo.

Legenda: Agricultores familiares tiveram curso de mecanização agrícola.

Fotos: Ascom