Prefeitura de Itabuna faz a limpeza da Feira do São Caetano para começar obras de requalificação

A Prefeitura de Itabuna deu início na manhã desta quarta-feira, dia 1º, aos trabalhos de limpeza e remoção dos entulhos da Feira Livre do São Caetano. Ainda nesta semana, vão começar as obras de requalificação do equipamento público que há pelo menos 30 anos não recebeu quaisquer serviços de manutenção e cujas estruturas estavam enferrujadas e caindo.

O projeto foi elaborado por técnicos, engenheiros e urbanistas da Secretaria Municipal de Infraestrutura e Urbanismo (SIURB), com a execução da obra sob a responsabilidade da Companhia de Desenvolvimento Urbano do Estado da Bahia (CONDER).

A mudança temporária dos feirantes já ocorreu de forma consensual, ficando apenas aqueles que comercializam carnes para última etapa de transferência, sob a coordenação da Secretaria Municipal de Segurança e Ordem Pública (SESOP).

“Estamos numa força-tarefa com equipes da SIURB e SESOP fazendo a limpeza geral do entorno de todo o galpão, tirando esse cenário deteriorado”, informou Péricles Souza, representante da SESOP. Em paralelo, equipes do Grupamento Ostensivo de Proteção Ambiental (GOPA), da Guarda Civil Municipal também já atuaram fazendo a catalogação dos animais (gatos e cachorros) criados na feira.

Os animais serão destinados à Diretoria de Controle de Zoonoses (DCA), da Secretaria Municipal de Saúde, para abrigamento, vacinação e tratamento caso necessitem. A ação também contou com a participação de um veterinário

A comerciante Márcia Nogueira, tem um box em frente ao galpão da feira e comemora a iniciativa da Administração Municipal em reconstruir o equipamento. “Estou muito feliz, porque acredito que muito em breve teremos um novo ambiente digno e seguro para trabalhar”, concluiu.

Legenda: Máquinas e operários fazem a remoção de lixo e entulhos na feira do São Caetano. Fotos: Thiago Barbaruiva