Reunião mensal da CIR aconteceu em Itabuna nesta quinta-feira

Mais uma reunião ordinária da Comissão de Intergestores Regionais (CIR) aconteceu na manhã desta quinta-feira, dia 2, em Itabuna. O encontro reúne secretários municipais de saúde da microrregião pactuados em Itabuna no Sistema Único de Saúde (SUS) para a discussão das pautas da saúde.

Neste encontro do mês de fevereiro, a Secretaria Municipal de Saúde levou a discussão acerca da necessidade da descontinuação do Centro de Referência da Doença Falciforme em Itabuna – CERDOFI, e do reacolhimento dos pacientes pactuados aos seus municípios de origem. Em Itabuna, o acolhimento para consultas hematológicas acontecerá na Policlínica Municipal 2 de Julho.

Outro ponto abordado, foram as bolsas de ostomia para pacientes que voltarão a ser assistidos em suas respectivas cidades, fornecimento de insumos e consultas especializadas. Quanto aos pacientes de Itabuna, a assistência permanecerá no Centro de Referência de Reabilitação e Desenvolvimento Humano (CREADH), Rua Inglaterra, n°104, no Bairro São Judas Tadeu.

Outras pautas dos secretários de saúde dos municípios presentes também foram apresentadas, a exemplo da discussão sobre a Regulação Estadual de forma regionalizada, sugerida pelo município de Jussari.

Estiveram presentes representando a Secretaria Municipal de Saúde, a secretária Lívia Mendes, a subsecretária de Saúde, Lânia Peixoto, a diretora do Departamento de Média e Alta Complexidade, Roberta Fulgêncio, e a responsável pelo Sistema de Informação, Carlinda Araújo.

Legenda: CIR deliberou sobre demandas da saúde no âmbito do SUS regional. Fotos: Ascom