Prefeitura municipal de itabuna

logotipo-021

Homenagens ao Dia Internacional da Mulher no CRAS CEU fecharam programação

Todos os espaços do Centros de Referência de Assistência Social do Centro de Esportes Unificados (CRAS -CEU), no Urbis IV, foram tomados nesta sexta-feira,  dia 10, por mulheres que dos bairros adjacentes que participaram do último dia das ações em homenagem ao Dia Internacional da Mulher, comemorado no dia 8 de março.

Durante toda manhã, foram oferecidos serviços de beleza, orientações jurídicas, atendimento psicológico, testes de glicemia, aferição da pressão arterial e atendimento com a Defensoria Pública.
Segundo a secretária municipal da Promoção Social e Combate a Pobreza, Luciene Nascimento, a ação resultou de um trabalho conjunto para que as mulheres fossem atendidas.

“Foi tudo planejado, para que pudéssemos oferecer o melhor. Sabemos que a demanda é grande, mas precisamos dar atenção a cada uma delas”, falou. Já a coordenadora do CRAS CEU, Vanessa Leite, estima  que os atendimentos tenham passado de 150 mulheres. “Hoje as mulheres tem a oportunidade de passar por rodas de conversa sobre autoestima.  É um dia  proveitoso para essas guerreiras”, disse.

Moradora do Jorge Amado, a dona de casa Luciene de Souza aproveitou para cuidar da saúde e colocar em dia com exames simples. “Medi a insulina, vou arrumar o cabelo e  depois vou passar na acupuntura. Essas ações deveriam acontecer mais vezes, porque nós precisamos”, frisou.

O atendimento da Defensoria Pública também foi bastante procurado, segundo a defensora, Aliene Brito. Ela falou que as dúvidas mais comuns são questões  ao direito de família. “A gente prestou esclarecimentos sobre pensão alimentícia, a guarda de filhos menores e exames de DNA. As pessoas ainda desconhecem seus direitos. Por isso, hoje foi um dia dedicado ao esclarecimento dessas questões”, disse Aliene Brito.

O evento teve  a participação de estudantes das Faculdades Santo Agostinho (FASA) de Itabuna e da Escola Profissionalizante Maria de Lourdes Monteiro que levaram  serviços de estética às mulheres participantes das ações da SEMPS.

A dona de casa Delmira Santos reservou a manhã para ir ao evento no CRAS CEU. “Agora, parei para fazer as unhas, mas já medi minha pressão arterial. Gostei muito, porque  foi dedicado a nós mulheres”, comemora.

“Foram atividades para destacar a mulher itabunense, sobretudo  as que são atendidas pelos CRAS. Foi uma semana de alegria e de um trabalho com entusiasmo”, finaliza a secretária municipal da Promoção Social e Combate a Pobreza, Luciene Nascimento.

Legendas: 1. Mulheres tiveram atendimentos estéticos e de saúde no CRAS CEU no fechamento das ações do Dia Internacional da Mulher. Fotos: Alex de Souza.

4. e 5. Secretária de Promoção Social e Combate à Pobreza, Luciene Nascimento, prestigiou evento. Fotos Alex de Souza.