Moradores da Avenida Hercília Teixeira de Almeida comemoram recapeamento e sinalização

Moradores da Avenida Hercília Teixeira, no Conceição, estão satisfeitos com a conclusão das obras de recapeamento da principal ligação com os bairros Zizo e Pedro Jerônimo e a Avenida Roberto Santos, que também passou por melhorias semelhantes.

As obras decorrem da parceria entre a Prefeitura de Itabuna e o Governo do Estado, por meio da Companhia de Desenvolvimento Urbano da Bahia (CONDER), atendendo a um pedido apresentado pelo prefeito Augusto Castro (PSD), cujo pacote de obras inclui também a pavimentação dos acessos à BR-415, até o Cidadelle, e BA-649, nas imediações do Real Ville.

Ao todo, estão sendo recapeadas 32 ruas e avenidas em várias localidades da cidade, principalmente corredores de tráfego do sistema de ônibus de transporte coletivo urbano. A maioria dos moradores das duas vias ficaram felizes com a ação da Prefeitura e do governo estadual, já  que são muito movimentadas ruas.

“Ficou parecendo uma rodovia”, disse a aposentada Noêmia Oliveira que acompanhou a fresagem e a remoção do asfalto velho na Hercília Teixeira. “A gente nunca viu uma obra tão perfeita, inclusive porque o novo asfalto tem mais de cinco centímetros”, uma maravilha, acrescentou ao lado do seu filho Marcos Oliveira.

A professora aposentada Maria Petronília, há mais de 35 anos moradora na rua, também elogiou o serviço executado, que segundo ela, trouxe muitos benefícios tanto para as famílias que residem na área, quanto aos motoristas e transeuntes.  “Aqui sempre foi uma rua muito movimentada. A gente já não aguentava mais tantos buracos, poeira, ou lama que respingava nas paredes das casas”, lembrou.

A secretária de Infraestrutura e Urbanismo, Sônia Fontes, afirmou que a execução do convênio com o  Governo do Estado sofreu descontinuidade em decorrência do longo período chuvoso. “Mas, agora estão dando uma acelerada para que os serviços de recapeamento sejam concluídos. Em paralelo, prosseguimos com a Operação Tapa-Buracos em vias principais e secundárias de alguns bairros, inclusive aproveitando a estiagem dos últimos dias”, ressaltou.

Ontem, dia 14, as avenidas Hercília Teixeira de Almeida e Roberto Santos ganharam a pintura de faixas contínuas, demarcação de estacionamento e faixas de pedestres executadas pela Secretaria de Transportes e Trânsito (SETTRAN), depois do recapeamento asfáltico, entre o cruzamento da primeira com a Avenida Félix Mendonça até a entrada do |Bairro Pedro Jerônimo, com cerca de 3 quilômetros de extensão.

Legendas: Avenidas Hercília Teixeira de Almeida e Roberto Santos foram recapeadas e ganharam sinalização horizontal. Fotos: Thiago Barbaruiva e Pedro Augusto.