Prefeitura municipal de itabuna

logotipo-021

Secretaria de Promoção Social capacita equipe para atendimento neurodiverso

No dia 2 de abril é celebrado o Dia Internacional de Conscientização do Autismo, data criada com o objetivo de aumentar a conscientização sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA) e promover a inclusão de pessoas com autismo na sociedade.

Em Itabuna, a Prefeitura, por meio do Departamento de Proteção Social Básica, da Secretaria de Promoção Social e Combate à Pobreza (SEMPS), iniciou em março um projeto de capacitação sobre Transtornos Globais do Desenvolvimento, com foco no autismo e outros transtornos neurodiversos. O objetivo é preparar a equipe para oferecer um atendimento mais sensível e adequado às necessidades das pessoas com TEA e suas famílias.

Segundo a diretora do Departamento de Proteção Social Básica, Milena Barra, é essencial que o atendimento social seja dinâmico e atento à neurodiversidade, pois essa é uma característica inerente ao ser humano. “O olhar aos nossos usuários é integral e humanizado para o desenvolvimento do nosso atendimento e ações em promoção da equidade, na efetivação dos direitos socioassistenciais com dignidade e exercício da cidadania”, afirma.

A capacitação visa não apenas aprimorar as práticas atuais da equipe, mas também promover uma reflexão sobre a realidade atípica dos usuários e suas dinâmicas familiares, valorizando o trabalho da rede e desenvolvendo novos olhares sensíveis à neurodiversidade.

Com essa iniciativa, a Prefeitura de Itabuna reforça seu compromisso com a inclusão social e a promoção da equidade, garantindo que todas as pessoas, independentemente de suas diferenças, tenham acesso a serviços e direitos fundamentais com dignidade e respeito.

 

 

Share on whatsapp
WhatsApp
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn