Prefeitura municipal de itabuna

logotipo-021

Conselho da Criança e do Adolescente abre processo para escolha de novos integrantes do Conselho Tutelar em Itabuna

O Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) abriu inscrições para a escolha dos novos integrantes dos Conselhos Tutelares I e II para o quadriênio 2023/204 em Itabuna.

As inscrições se iniciaram nesta segunda-feira e vão até o próximo dia 14 e devem ser feitas presencialmente entre as 8 e 14 horas na sede do CMDCA no Lar Fabiano de Cristo na Avenida Manoel Chaves, no Bairro São Caetano. O processo visa preencher 10 vagas, sendo cinco para cada um dos Conselhos Tutelares.

De acordo com a presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, Maria D’Ajuda Cavalcanti Lucas, os candidatos devem atender algumas das exigências contidas no Edital nº 001/2023, publicado no Diário Oficial do Município nº 5.867, de 30 de março. Ela disse ainda que é importante que os candidatos conheçam as regas e condições de participação no processo antes de fazer a inscrição.

Ela destaca que o Conselho Tutelar assegura que crianças e adolescentes tenham seus direitos respeitados, sendo que uma das principais missões é a proteção da infância e da adolescência no município. Maria D’Ajuda informa ainda que a instituição colegiada contribui para a elaboração e acompanhamento das políticas públicas que permitam a execução de ações para o enfrentamento das demandas como a violação dos direitos da criança e do adolescente.

“Então, é importante que os novos conselheiros tutelares não escolham o cargo apenas pelo lado financeiro, mas que sejam pessoas habilitadas profissionalmente e comprometidas com essa causa para que os direitos da infância e da adolescência assegurados na constituição aconteçam na prática,” concluiu.

Legenda: Nova presidente do CMDCA, Maria D’ajuda Cavalcante Lucas (a. dir.) e a vice-presidente Luciana Seara. Fotos: Ascom

Share on whatsapp
WhatsApp
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn