Hospital de Base apresenta “Matriz de Treinamento Setorial” aos coordenadores

O Núcleo de Educação Permanente em Saúde (NEPS) do Hospital de Base Luís Eduardo Magalhães reuniu na terça-feira passada, dia 28, coordenadores de diversos setores para apresentar a Matriz de Treinamento Setorial.

A ferramenta vai substituir o Cronograma de Treinamentos da unidade hospitalar da Fundação de Atenção à Saúde de Itabuna (FASI). A “matriz de competência” ou “matriz de treinamento” é voltada para trabalhar as especificidades de cada setor com o objetivo de nortear os gestores sobre o que e como capacitar os colaboradores.

Através de um diagnóstico situacional, os coordenadores terão maior capacidade para definir os objetivos que seus setores querem alcançar, assim como buscarão visualizar se na prática, o treinamento está surtindo efeito. “Para isso, é preciso ter uma ferramenta de avaliação de forma a se saber se o que foi aprendido no treinamento foi absorvido pela equipe”, destacou a coordenadora do NEPS, Fabiana Souza.

O modelo visa abranger toda a equipe e sugere capacitações através de escalas semanais numa curta duração como forma de direcionar um treinamento específico dentro de cada coordenação, bem como de alcançar um número maior de colaboradores treinados. “A matriz institucional pretende registrar os treinamentos inerentes a todos os setores”, concluiu o coordenador geral de Enfermagem do Hospital de Base, Eduardo Oliveira.

Legenda: Hospital de Base usa moderna ferramenta de gestão. Fotos Ascom