Prefeitura avança nas obras de requalificação asfáltica de ruas de Itabuna

A Prefeitura de Itabuna contabiliza até o momento que 11 dos 28 principais corredores de tráfego, entre ruas e avenidas do centro e bairros da cidade, tiveram as obras concluídas no programa de requalificação executado pela Secretaria de Infraestrutura e Urbanismo (SIURB) em parceria com o Governo do Estado, por meio da Companhia de Desenvolvimento Urbano do Estado da Bahia (CONDER).

Nesta sexta-feira, os operários da Mazza Engenharia, empresa construtora responsável pela execução das obras, iniciaram os trabalhos simultaneamente nas ruas Alício de Queiroz, no centro da cidade, Felícia de Novaes, no Bairro de Fátima, e Izolina Guimarães, no Berilo.
O projeto é considerado um dos maiores programas de recapeamento já executados em Itabuna e inclui a aplicação de concreto betuminoso usinado a quente (CBUQ), com investimento de R$ 23.143.903,54 do Governo do Estado.

A titular da Secretaria de Infraestrutura e Urbanismo, Sônia Fontes, explicou que o CBUQ é um dos tipos de revestimentos asfálticos mais usados nas principais avenidas das cidades e principalmente nas rodovias brasileiras.

“O produto que está sendo usado nos principais corredores de ônibus de Itabuna tem mais resistência e durabilidade por causa sua composição formada por múltiplas camadas de asfalto e que pode aguentar com maior resistência veículos pesados”, frisou a secretária.
Até agora, já foram beneficiadas as avenidas Ilhéus, Bionor Rebouças, José Monstans, Hercília Teixeira de Almeida, Roberto Santos e as ruas da Floresta, Manoel Fogueira, Saturnino José Soares, Almirante Tamandaré e Santos Dumont e Rua D, no Jardim Grapiúna onde se localiza o TG-06/007.

O prefeito Augusto Castro (PSD) ressaltou a importante parceria entre a Prefeitura e o Governo do Estado. “Tem resultado investimentos, a exemplo deste projeto de requalificação asfáltica tão urgente e necessária para Itabuna”, disse. Ele complementou que o município não teria condições de sozinho arcar com tão grande compromisso, diante de tantas prioridades existentes.

Augusto Castro disse também que as obras de recuperação asfáltica em execução nas áreas centrais e periféricas não são um simples serviço de manutenção da malha viária.

“É uma importante intervenção que impacta de maneira significativa no desenvolvimento social e econômico da cidade e na melhoria da qualidade de vida da população, além de favorecer o fluxo de visitantes que buscam a prestação de serviços de educação e saúde ou mesmo nosso comércio”, concluiu o prefeito.

Legendas: 1. Placa anuncia investimentos do Governo do Estado na malha viária de Itabuna – Foto Ascom 2. e 3. Rua Hercília Teixeira de Almeida, no Conceição, foi recapeada na parceria da Prefeitura de Itabuna com o Governo do Estado, por intermédio da CONDER – Fotos Pedro Augusto.