Prefeitura de Itabuna realiza exames de aprovados no Processo Seletivo no Serviço de Medicina do Trabalho

Profissionais de saúde dos Serviços Especializados em Engenharia de Segurança e Medicina do Trabalho (SESMT) da Secretaria de Gestão e Inovação estão realizando os exames admissionais dos novos professores aprovados no Processo Seletivo Simplificado promovido pela Prefeitura de Itabuna, por intermédio da Secretaria Municipal da Educação.

Os exames admissionais integram o Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional (PCMSO), cujo objetivo é avaliar a saúde física e mental do novo colaborador para garantir que esteja apto a exercer sua nova função, conforme informou o enfermeiro do trabalho do SESMT, Alex Jesus de Oliveira.

Liderado pelo médico do trabalho Paulo Roberto Kruschewsky, ele e o técnico de enfermagem do trabalho Alex Santos Leite já realizaram até o momento 201 consultas de enfermagem e outras 90 consultas médicas. As consultas visam fazer uma avaliação criteriosa que incluem exames de anamnese ocupacional e física, aferição dos sinais vitais e orientação quanto à atualização da carteira de vacinas.

A atividade também inclui a análise dos exames laboratoriais para a emissão do Atestado de Saúde Ocupacional do trabalhador. A técnica de segurança do trabalho, Luiza Reis de Souza explicou que esse documento é uma declaração médica que serve para a admissão ou demissão e que indica se o trabalhador está apto ou não para realizar suas funções na empresa que o contratou.

Luiza lembra que o SESMT da Prefeitura de Itabuna integra a norma regulamentadora do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) e conta com uma equipe multidisciplinar formada por um médico, um enfermeiro e um técnico de enfermagem do trabalho, além de quatro seguranças do trabalho.

O serviço funciona de segunda a sexta-feira no anexo do Centro Administrativo Firmino Alves, na Avenida Princesa Isabel, no Bairro São Caetano, ou pelos endereços eletrônicos instagram: @sesmtpmi, sesmtsegurança@prefeituradeitabuna.com.br ou sesmtsaude@prefeituradeitabuna.com.br.

Legenda: Profissionais do SESMT da Secretaria de Gestão e Inovação realizam exames admissionais dos novos professores aprovados no Processo Seletivo Simplificado. Fotos Ascom