Prefeitura municipal de itabuna

logotipo-021

Segurança nas escolas de Itabuna mobiliza gestores da Rede Municipal de Ensino

 

O Plano de Ação de Segurança nas Escolas e a apresentação da recém-empossada secretária municipal da Educação, professora Adriana Tumissa, mobilizou na tarde desta quinta-feira, dia 20, diretores e coordenadores pedagógicos das escolas da Rede Municipal de Ensino. O encontro aconteceu no Teatro Municipal Candinha Dória.

Representando o prefeito de Itabuna, Augusto Castro (PSD), o secretário municipal de Governo, Rosivaldo Pinheiro, destacou a importância do encontro para o fortalecimento de vínculo dos gestores escolares com a gestão municipal, levando em conta a necessidade de desenvolver um planejamento integrado de ações que visem prevenir a violência nas unidades escolares.

“A administração do prefeito Augusto Castro, por meio das secretarias da Educação, de Governo e de Segurança e Ordem Pública, está empenhada em assegurar a todos os alunos e aos educadores a paz e a segurança no ambiente escolar. Portanto, este encontro é para reafirmar que estamos próximos dos gestores escolares e queremos uma escola mais acolhedora das famílias e da comunidade”, disse.

Ao saudar os diretores e coordenadores escolares, a secretária Adriana Tumissa destacou que o perfil da atual gestão da Secretaria Municipal da Educação focado na melhoria da qualidade pedagógica das escolas da Rede Municipal e na valorização do corpo docente.

Ao tratar da questão da segurança nas escolas, ela disse que o município já tem um Plano de Ações que está sendo executado que, inclusive, prevê a utilização de detectores de metais no controle do acesso às escolas.

Ele informou que por determinação do prefeito Augusto Castro está sendo elaborado processo licitatório para a aquisição dos equipamentos. “Nossas unidades de ensino já contam com câmaras de monitoramento e reconhecimento facial, além do trabalho desenvolvido pela Guarda Civil Municipal (GCM) e a Ronda Escolar do 15º Batalhão de Polícia Militar”, acentuou.

“A partir da próxima semana dois veículos e agentes da GCM estarão à disposição para intensificar o trabalho de patrulhamento nas proximidades e na frente das unidades escolares”, disse a secretária.

“Além disso, estamos criando o Botão do Pânico que permitirá comunicação direta, através da rede social WhatsApp, entre a Secretaria de Segurança e Ordem Pública e os diretores e coordenadores pedagógicos em situações que porventura venham a exigir uma intervenção imediata dos órgãos de segurança”, afirmou Tumissa.

 

Legenda: Secretária municipal da Educação, Adriana Tumissa, se reuniu com gestores escolares – Foto Thiago Barbarruiva.

Share on whatsapp
WhatsApp
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn