Prefeitura divulga calendário de vacinação em Itabuna na primeira semana de maio

A Prefeitura de Itabuna, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, divulga o calendário de vacinação nesta 1ª semana de maio, das 8 as 11 e das 13 às 16h, contra o Covid-19 nas unidades de Saúde. As ampolas são abertas até às 15h para evitar desperdício de doses.

Para a vacinação de adolescentes de 12 a 17 anos, a primeira, segunda ou terceira dose da Pfizer estão disponíveis. O mesmo para adultos e idosos, cuja vacinação da primeira, segunda, terceira ou quarta dose contra o Covid-19 será aplicada para pessoas maiores de 18 anos sem comorbidade conforme disponibilidade na unidade.

REFORÇO BIVALENTE

A vacina Pfizer Bivalente traz em sua composição a imunização contra novas cepas do Covid-19, incluindo a variante Ômicron. Nesta semana, a substituição já acontece para o primeiro e segundo reforço (terceira e quarta dose) em pessoas com idade a partir de 18 anos ou com sem comorbidade. E também, para gestantes, puérperas e pessoas com imunossupressão com idade a partir de 12 anos.

E ainda, pessoas com deficiência permanente e portadores de comorbidades com idade a partir de 12 anos, trabalhadores da saúde da rede pública ou privada, e trabalhadores das instituições de longa permanência.

A documentação necessária é o RG, CPF ou cartão do SUS e cartão de vacina com registro das doses anteriores.

VACINAÇÃO DE ROTINA

Da terça-feira à sexta-feira, das 8 as 11 e das 13 às 16h são aplicadas todas as vacinas de rotina para todos os públicos (adolescentes, adultos e idosos) nas UBS e USF. Vale pontuar que a criança ou adolescente menor de 20 anos que não possui registro vacinal contra Meningite C poderá fazer dose única, exceto adolescente de 11 a 14 anos que terão direito a Meningite ACWY.

Além disso, profissionais de Saúde que nunca fizeram uso da vacina contra Meningite C terão acesso a dose única. A documentação necessária é o RG, CPF ou cartão do SUS e cartão de vacina com registros de outras vacinas.

VACINAÇÃO INFANTIL NAS UBS

Nas quintas-feiras nas Unidades Básicas e de Saúde da Família acontece a vacinação infantil para crianças de 6 meses a menores de 12 anos.

Crianças de 6 meses a 4 anos 11 meses e 29 dias recebem a primeira, segunda ou terceira dose da Pfizer Baby. Crianças de 3 e 4 anos recebem a primeira ou segunda dose da Coronavac ou ainda a terceira dose da Pfizer Baby se cumprido o intervalo de pelo menos 4 meses.

Crianças de 5 a 11 anos recebem a segunda dose da Coronavac, ou ainda, a primeira, segunda ou terceira dose da Pfizer Pediátrica. Adolescentes de 12 a 17 anos e adultos de 18 a 69 anos recebem a segunda dose da Coronavac.

A documentação necessária é a Certidão de nascimento, CPF e cartão de vacinação. Vale destacar que serão atendidas crianças com ou sem comorbidade acompanhadas dos seus respectivos responsáveis.

DIA NACIONAL DE MOBILIZAÇÃO DA VACINAÇÃO – DIA “D”

No próximo sábado, dia 6/, das 8 às 16h, nas Unidades Básicas e de Saúde da Família, acontece o “Dia D” de vacinação. A campanha acontece em todo território nacional e objetiva mobilizar e conscientizar o público alvo para vacinação contra a Influenza e reforço bivalente da Covid-19 sobre a importância de completar suas imunizações.

Para vacinação da influenza o pública alvo são crianças de 6 meses a menores de 6 anos de idade (5 anos, 11 meses e 29 dias), gestantes e puérperas, trabalhadores de Saúde,
idosos maiores de 60 anos, professores da rede pública ou privada (ensino Básico ou superior).

Além destes, portadores de comorbidades ou deficiência permanente, profissionais das Forças de Segurança e Salvamento, trabalhadores de transporte coletivo rodoviário,
caminhoneiros, funcionários do sistema de privação de liberdade, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas, também são elegíveis.

Já para vacinação do reforço da Covid-19 com a Pfizer Bivalente o público são adultos maiores de 18 anos (com ou sem comorbidades), gestantes e puérperas, pessoas com deficiência permanente (a partir de 12 anos de idade), pessoas com imunossupressão (a partir de 12 anos de idade), e portadores de comorbidades maiores de 12 anos.

A documentação necessária é o CPF e cartão de vacinação. Vale destacar que os pacientes portadores de comorbidades deverão trazer relatório médico atualizado (últimos 6 meses).

Legenda: No sábado, dia 6, haverá Dia D de vacinação em todo o país. Foto: Pedro Augusto.