Prefeitura municipal de itabuna

logotipo-021

Prefeitura de Itabuna inicia concretagem de ruas no Bairro Maria Pinheiro

 

A Prefeitura de Itabuna iniciou na segunda-feira passada, dia 15, obras de concretagem de ruas do Bairro Maria Pinheiro, uma das áreas mais carentes de infraestrutura da cidade. As obras de pavimentação em concreto são executadas pela Secretaria de Infraestrutura e Urbanismo (SIURB) em parceria com a comunidade, utilizando a técnica da Bioconstrução – construção ecológica alternativa.

Na terça-feira, o prefeito Augusto Castro (PSD) esteve vistoriando as intervenções acompanhado do superintendente de Serviços Públicos, Souza Lino, e do arquiteto Canrobert Almeida, responsável pelas obras de Bioconstrução. Ele percorreu a Rua Santa Rita, primeira a ser concretada.

Na conversa com moradores, o prefeito ouviu o agradecimento por atender a uma demanda reprimida de mais de quatro décadas. “Enquanto gestor público é muito gratificante saber que com vontade política e planejamento podemos mudar a realidade de inúmeras famílias dos bairros mais carentes da cidade”, comentou Augusto Castro.

“Nestas ruas que estão sendo urbanizadas, residem famílias que há anos esperam por uma intervenção do governo municipal que lhes assegure dignidade e bem-estar”, comentou o prefeito. Além da pavimentação, as ruas Santa Rita e Nossa Senhora Aparecida ganharão moderno sistema de iluminação em LED e projeto paisagístico.

O arquiteto Canrobert Almeida explicou que a técnica empregada na concretagem de ruas do Maria Pinheiro, a exemplo do que já está acontecendo nas ruas São Luiz, ‘Buraco da Gia’, no Zizo, e Diney Oliveira, no Daniel Gomes, torna-se uma alternativa que gera uma economia significativa aos cofres públicos.

“Se fossemos utilizar a técnica convencional para pavimentar com asfalto seriam gastos algo em torno de R$ 600 mil em apenas 1km de ruas. Com a Bioconstrução, o investimento público para pavimentar a mesma extensão com concreto será de R$ 68 mil no máximo”, argumentou.

Ele acrescentou que o projeto utiliza materiais como areia, barro e mão de obra da própria comunidade, a exemplo de José Geraldo Nascimento da Silva, voluntários e morador da Rua Santa Rita há 20 anos, além de pedreiro profissional. “Agora, graças ao prefeito Augusto Castro está chegando este grande benefício para nós, moradores”, pontuou Zé Geraldo.

Quem também compartilhou a mesma opinião é Joadson Santos, reside no local há 24 anos. “Agora será melhor o acesso para a assistência do SAMU-192 e serviços como Coelba, iluminação pública, coleta domiciliar de lixo e transporte por aplicativo.

Também atuando como voluntário, o líder comunitário Anderson Santos Pinheiro (Galego), falou do quanto sua comunidade está feliz. Ele ressaltou que nas ruas Santa Rita e Nossa Senhora Aparecida residem cerca de 200 famílias. “Há muito aguardavam que a Prefeitura fizesse alguma. Agora, chegou junto”, falou.

 

Legenda: Moradores felizes com a urbanização das ruas do Bairro Maria Pinheiro – Fotos Thiago Barbarruíva.

 

Share on whatsapp
WhatsApp
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn