Prefeitura municipal de itabuna

logotipo-021

Prefeitura facilita vacinação contra Influenza e Covid-19 em Itabuna com ação itinerante

A Prefeitura de Itabuna montou um esquema de vacinação itinerante contra Influenza e Covid-19, na Praça Olinto Leone, na manhã desta quinta-feira, dia 18. Coordenada pela Rede de Frio da Secretaria Municipal de Saúde, a ação tem como públicos-alvo adultos e crianças a partir de seis meses de idade em razão da baixa cobertura vacinal da população.

A coordenadora da Rede de Frio, enfermeira Camila Brito, explicou que esta ação pontual foi realizada porque a Campanha Nacional de Imunização contra a Influenza está na reta final e Itabuna não atingiu ainda nem 30% da meta. “No dia 31 de maio, a campanha será encerrada e temos quase 81 mil pessoas que ainda não foram vacinadas”, explicou.

Camila lembra que desde o dia 10 de abril, o município trabalha nessa campanha. “Mas, infelizmente não atingimos nem 50% da população, o que daria alguma tranquilidade em relação à vacinação e a criação de barreiras para a circulação desses vírus que podem acometer o trato respiratório”, acrescentou.

È importante lembrar que estas vacinas contra Influenza e Covid-19 também são oferecidas de segunda a sexta-feira, das 8 às 11 e das 13 às 16 horas, nas 32 unidades de saúde do município, o que inclui as zonas rural e urbana. “Garantimos a vacinação nas unidades de saúde, mas também estamos disponibilizando locais e horários alternativos para facilitar o acesso da população”, informou a coordenadora.

A vigilante Crislândia Santos estava em horário de trabalho, mas não perdeu a oportunidade de se vacinar na ação especial de hoje. “Observei a movimentação na praça e aproveitei para ser imunizada. Com a chegada desse tempo mais frio, é sempre bom se proteger por conta do aumento do número de vírus circulando”, disse.

COVID-19

Já a vacina Pfizer Bivalente contra a Covid-19 (dose de reforço) também é oferecida de forma contínua nas unidades de saúde. “A orientação é que pessoas maiores de 18 anos que tenham tomado as duas primeiras doses, podem fazer uso da dose de reforço”, frisa.

“Para crianças e adolescentes, com idade entre 12 e 18 anos, somente é liberada para aqueles que possuem deficiência permanente, alguma cormobidade ou doença que deprima a imunidade”, informa a coordenadora da Rede de Frio, da Secretaria Municipal de Saúde.

Legenda: Ação especial facilita vacinação contra Influenza e Covid-19 na Praça Olinto Leone – Fotos Pedro Augusto

Share on whatsapp
WhatsApp
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn