Prefeitura municipal de itabuna

logotipo-021

Cerimônia de lançamento do maior Mutirão de Saúde de Itabuna será nesta quarta-feira

A Prefeitura de Itabuna, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, realizará nesta quarta-feira, dia 24, às 18h30min, no Teatro Candinha Dória, a cerimônia do lançamento oficial do maior Mutirão de Saúde já realizado na cidade. O evento acontecerá de 13 a 17 de Junho na Vila Olímpica Professor Everaldo Cardoso, no São Caetano.
O maior Mutirão de Saúde de Itabuna vai oferecer cerca de 20 tipos de procedimentos em especialidades médicas diferentes, atendendo a uma expectativa de mais de 20 mil atendimentos em saúde.

Dentre os exames, serão fornecidos Ecocardiogramas, Ultrassonografias e Eletrocardiogramas, cirurgias, consultas de Ginecologia, Cardiologia, oftalmologia, Angiologia, Endocrinologia e Dermatologia.

Pelo projeto elaborado, o Mutirão vai para atender à demanda reprimida de consultas, exames e procedimentos médicos na Rede de Atenção Primária da Secretaria Municipal de Saúde.

O fluxo para os atendimentos será o seguinte: a primeira etapa será realizada pelas equipes da Atenção Primária e da Central de Regulação com a busca ativa de pacientes em na demanda reprimida de procedimentos nas unidades do município, ou seja, pacientes que se encontram na fila de espera e cadastrados nos postos de saúde.

A secretária municipal de Saúde, Lívia Mendes Aguiar, pontua que um dos objetivos do mutirão é exatamente desafogar a fila de espera por procedimentos, um problema crônico do município há anos e agravada com a pandemia do Covid-19.

“O lançamento do Mutirão de Saúde marca o início das atividades das equipes na busca ativa dos pacientes em fila de espera e que por meio dos postos de saúde serão orientados a comparecer no mutirão para realizar os procedimentos devidamente agendados”, afirmou.

“O objetivo do prefeito Augusto Castro é realizar o maior Mutirão de Saúde da história de Itabuna para que enfim consigamos diminuir nossa demanda reprimida por consultas, exames e procedimentos médicos”, acrescentou.
Depois de passar pelos atendimentos e exames, acontecerá a terceira etapa na qual pacientes que necessitarem de cirurgias eletivas já sairão encaminhados e agendados, se concluindo o ciclo de assistência à saúde.

A secretária ainda orientou a população a procurar o posto de saúde mais perto de casa ou por meio da visita dos Agentes Comunitários de Saúde para obter maios instruções sobre o agendamento para o mutirão.

Legenda: Mutirão de Saúde vai fornecer consultas e procedimentos médicos a cerca de 20 mil pessoas – Fotos arquivos 2022

 

 

Share on whatsapp
WhatsApp
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn