Prefeitura de Itabuna elimina ponto viciado de lixo na Avenida Roberto Santos

A Prefeitura de Itabuna eliminou na manhã desta quinta-feira, dia 25, um ponto viciado de descarte irregular de lixo e entulhos que há cerca de 40 anos existia na lateral da Avenida Roberto Santos, entre os bairros de Zizo e Pedro Jerônimo. Além da remoção dos dejetos, o local está passando por um trabalho paisagístico de jardinagem.

Por meio de uma parceria entre o Departamento de Limpeza Pública da Superintendência de Serviços Públicos e das secretarias municipais de Infraestrutura e Urbanismo, Agricultura e Meio Ambiente e de Saúde, por meio da Equipe de Educação em Saúde, e das empresas Biosanear e jardinagem Quamp, os moradores foram orientados a preservar o local e descartar lixo e entulhos corretamente.

“Será feito um trabalho de jardinagem com plantas decorativas, instalação de lixeiras e recuperação da calçada. O local que abrigava um depósito de lixo agora será transformado em um belo jardim”, comentou o diretor de Limpeza Pública, Lázaro Pellegrini.

Já o representante da Biosanear, Alan Lima, disse que a coleta diária domiciliar de lixo na localidade ocorre no turno da noite, sempre a partir das 23 horas. “É importante que os moradores colaborem e evitem colocar o lixo fora de horário. É uma situação que afeta o meio ambiente e a saúde pública”, reforçou.

Uma equipe da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente (SEAGRIMA) esteve presente na ação. “Nossos fiscais deram orientações à comunidade sobre a importância do descarte de resíduos sólidos e a forma correta de podar árvores”, informou a gerente de Licenciamento Ambiental, Alana Couto Ribeiro.

Moradora há 40 anos da Avenida Roberto Santos, a dona de casa Adailda Santos de Oliveira conta que conviveu durante todo esse tempo com os riscos causados pelo lixo acumulado, já que a casa dela fica em frente ao ‘lixão’.

“Jogavam de tudo: cama, colchão, cadeira e até animal morto. Além do mau cheiro, também queimavam o lixo e a fumaça entrava na minha casa, que não tem saída de ar. Era um sofrimento durante todo esse tempo, mas agora estou feliz com esse trabalho da Prefeitura”, desabafou.

Legenda: Prefeitura de elimina ponto viciado de lixo na Avenida Roberto Santos – Fotos Ascom