Mega Mutirão de Saúde de Itabuna registra quase 16 mil procedimentos e atendimentos serão finalizados

Contabilizando até quinta-feira, dia 15, 15.928 procedimentos executados em apenas três dias, o Mega Mutirão de Saúde encerrará neste sábado, dia 17, a sua 1ª fase para atendimentos médicos, realização de exames diagnósticos e marcação de cirurgias eletivas. Todos os serviços estão centralizados na Vila Olímpica Professor Everaldo Cardoso.

Promovido pela Prefeitura de Itabuna, através da Secretaria Municipal de Saúde, o Mega Mutirão de Saúde já é considerado como a mais relevante intervenção coletiva em larga escala de saúde do interior do estado. Na segunda-feira, prestou mais de quatro mil atendimentos, números que foram sendo elevados a cada dia.

Na terça-feira, dia 13, foram 5.437 atendimentos, sendo 4.930 procedimentos realizados e 507 agendados. Na quarta, foram registrados 5.564 atendimentos, com a execução de 5.137 procedimentos e 427 agendamentos.

Na quinta-feira, dia 15, registrou-se 5.337 atendimentos, dos quais 4.830 procedimentos realizados e 507 agendados. Os dados relativos a hoje somente serão conhecidos depois das 22 horas, quando os sistemas forem fechados.

Segundo informou a coordenação do Mega Mutirão de Saúde amanhã, dia 17, o expediente será das 7 às 17 horas para atendimento a todos os pacientes com agendamento, bem como alguns remanescentes cadastrados nos dias anteriores.

Para ter acesso aos serviços e procedimentos no Mutirão de Saúde foi necessária apresentação do Cartão SUS, cadastro como residente em Itabuna, além documento de identificação e a requisição médica, além de constar na fila de espera da Central de Regulação da Secretaria Municipal de Saúde.

De acordo com a secretária de Saúde, Lívia Mendes Aguiar, o Mutirão alcançou sucesso, o que demonstra o acerto da gestão do prefeito Augusto Castro (PSD) em promover o maior evento regional de Saúde promovido pelo município. Do total dos quase 16 mil atendimentos registrados, as maiores demandas foram nas especialidades de oftalmologia, angiologia e cardiologia.

Legenda: Mega Mutirão de Saúde de Itabuna vai registrar mais de 20 mil procedimentos e atendimentos neste sábado. Fotos Pedro Augusto