Prefeitura de Itabuna leva serviços de manutenção para várias partes da cidade

O fim de semana começou com faxina em diversos pontos da cidade executada pelas equipes do Departamento de Limpeza Pública da Secretaria de Infraestrutura e Urbanismo (SIURB) da Prefeitura de Itabuna. Os serviços de manutenção incluem roçagem de áreas públicas, capina, remoção da vegetação e ervas daninhas (sacheamento) e poda de árvores.

Esse último tipo de serviço, por exemplo, começou cedo na Avenida Princesa Isabel, no Banco Raso. Já outra equipe dos operários trabalha na roçagem, capina e sacheamento, nos canteiros do viaduto sobre a BR-101, no Nova Itabuna, enquanto em outras áreas há ação contínua para garantir que a cidade fique sempre limpa.

A titular da Secretaria de Infraestrutura e Urbanismo, Sônia Fontes, lembrou que serviços básicos como varrição, coleta de lixo, tapa-buracos, entre outros são indispensáveis em qualquer cidade. Principalmente Itabuna que diariamente recebe milhares de pessoas da região que vem às compras ou em busca de serviços oferecidos pelo município que é pólo.

Ela destaca ainda que uma cidade limpa favorece a qualidade de vida dos seus moradores. Evita o surgimento de vetores responsáveis pela transmissão de vários tipos de doenças como ratos, baratas e insetos se aproveitam da sujeira e do lixo acumulado para se proliferar.

A titular da SIURB frisa também que é indispensável a participação da comunidade que pode contribuir para a manutenção da cidade, evitando descartar lixo e entulhos em áreas públicas e principalmente nos canais e bueiros. “O prejudicado é a própria população que sofre com alagamentos”, concluiu.

Legenda: Manutenção dos canteiros e pistas do Viaduto sobre a rodovia BR-101 – Fotos Hélio Fonseca

Legenda: Poda de árvores na margem da Avenida Princesa Isabel, no Banco Raso – Fotos Hélio Fonseca