Construções irregulares e mau uso de redes de esgoto em Itabuna provocam extravasamento

O gerente de Saneamento da Empresa Municipal de Águas e Saneamento (EMASA), Tauan Sampaio, alerta para o mau uso da rede de esgotamento sanitário de Itabuna. A utilização de forma indevida da rede leva a obstrução da tubulação e extravasamento de dejetos, tornando o ambiente insalubre.

De acordo com o responsável pela área de esgoto da EMASA, existem casos recorrentes de obstrução da rede em alguns bairros provocados pela falta de conscientização de parte dos moradores da cidade. “É preciso que as pessoas se conscientizem sobre o correto uso das redes coletoras de esgoto”, afirmou.

“É muito comum a causa de o entupimento da rede ser provocada por material indevido lançado na tubulação do esgoto, a exemplo de buchas e pano de prato, fraldas, absolventes e até restos de material de construção”, atestou Tauan Sampaio.

Ainda segundo Sampaio nos condomínios residenciais do Programa Minha Casa, Minha Vida (MCMV) existe outro agravante: construções irregulares. “Nos habitacionais do programa federal existem moradores que constroem puxadinhos em cima das caixas de passagem dos prédios. Isto termina por dificultar trabalhos preventivos e de reparação da rede de esgoto”, adverte o gerente de Saneamento da EMASA.

Equipe EMASA faz a desobstrução no sistema de esgoto no Residencial Jubiabá, unidade do MCMV, onde o mal uso da rede é recorrente