Defesa Civil atualiza dados sobre notificações de situação de risco em Itabuna

A Prefeitura de Itabuna, por meio da Coordenação da Defesa Civil, emitiu 305 notificações em apenas um ano de atividades na gestão do prefeito Augusto Castro (PSD). O trabalho é o resultado de vistorias e solicitações feitas diariamente pela comunidade relacionadas à situação de risco em diversas áreas centrais e periféricas da cidade.

As solicitações mais comuns estão relacionadas à queda de árvores, muros e estruturas residenciais e comerciais com rachaduras, além de postes e componentes de circuito elétrico. “Algumas dessas situações podem parecer inofensivas, mas são riscos sérios que podem prejudicar o cidadão”, frisou o coordenador da Defesa Civil, Kaique Brito.

Ele informou que o clima tropical da região sul da Bahia favorece o processo de desgaste de material de forma mais contínua. “Boa parte dos problemas relatados pela população, está associada justamente a ambientes com elevado índice de umidade em estruturas físicas”, justificou.

Kaique explicou que após cada denúncia, os agentes fazem a vistoria in loco e, sendo constatada a situação, eles orientam os proprietários a promoverem melhorias a fim de superar o risco que pode causar danos, inclusive a pessoas, animais, veículos, etc.

O coordenador disse ainda que mesmo em período em que não há chuvas intensas, o trabalho da Defesa Civil é contínuo e realizado principalmente nas 32 áreas de risco mapeadas no município.
Outra ação importante realizada pela unidade da Secretaria de Segurança e Ordem Pública (SESOP) é a publicação periódica de Boletins Meteorológicos nos canais oficiais da Prefeitura e meios de comunicação com o objetivo de consolidar o monitoramento de cenários de desastres que podem ocorrer no município.

Kaique Brito lembrou que uma das preocupações do prefeito Augusto Castro é garantir o bem-estar e a segurança dos cidadãos, por meio de ações preventivas. Ele conta que a Prefeitura tem um mapeamento de áreas de riscos que ajuda no enfrentamento de adversidades.

A Defesa Civil conta com 13 agentes, sendo dois engenheiros e técnicos especializados em diversas áreas, inclusive em edificações e segurança do trabalho. Denúncias podem e maiores informações podem ser feitas pelos telefones 199 com mensagem de voz e texto pelo WhatsApp (73)98117-4490, além das redes sociais.

Legenda: Defesa Civil expediu mais de 300 notificações no 1º semestre do ano – Fotos Ascom