Agentes de Endemias e Comunitários de Saúde de Itabuna serão treinados sobre o Programa de Imunização

O Departamento de Vigilância em Saúde da Prefeitura de Itabuna quer imunizar o maior número de pessoas contra os vários tipos de doenças que podem ser evitadas, com a vacina. Com o objetivo de atingir a meta, a Secretaria Municipal de Saúde contará com o apoio dos Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e dos Agentes de Combate às Endemias (ACE), que diariamente atuam junto à população nos bairros da cidade.
Os agentes participarão de um treinamento sobre as diretrizes do Programa Nacional de Imunização (PNI), que acontecerá de amanhã, dia 11 até sexta-feira, dia 13, no auditório da SICOB, na Avenida do Cinquentenário. A capacitação será dividida em dois turnos, em cinco grupos e será ministrada pela coordenadora da Rede de Frio da Vigilância em Saúde, enfermeira Camila Brito.
Ela adiantou que os profissionais serão treinados para verificar o histórico vacinal das famílias nas visitas domiciliares de rotina. Caso o cartão esteja em atraso, eles vão orientar a população a procurar a unidade de saúde (UBS ou USF) mais próxima para atualizar o esquema vacinal.
De acordo com Camila, o treinamento permitirá o desenvolvimento de estratégias específicas para que o município atinja níveis de cobertura desejáveis de vacinação conforme o calendário nacional de imunização do Ministério da Saúde. “Nós buscamos não apenas a prevenção, mas o controle e a eliminação das doenças imunopreveníveis em nosso município”, pontuou.
A enfermeira lembrou que a vacina para vários tipos de doença que atingem crianças e adultos quanto o idoso é gratuita e está disponível diariamente nas UBS e USF.
“Além de salvar vidas, a vacina também garante uma melhor qualidade de vida da família e de toda a comunidade, uma vez que a Vigilância em Saúde segue as diretrizes do Programa Nacional de Imunizações do Ministério da Saúde”, disse Camila Brito.
BOTA FORA NO MANGABINHA
Já a chefe da Coordenação do Programa de Combate às Endemias, Lucimar Ribeiro, informou que como os profissionais de saúde participarão do treinamento por grupo e em turnos diferentes, uma parte deles participará de bota fora nesta terça-feira, a partir das 8h no Mangabinha.

A ação contará com o apoio do Departamento de Limpeza Pública para o recolhimento de lixo, entulhos e tralhas que os moradores podem botar na porta de casa. Esse material deverá ser retirado dos quintais e acondicionado em sacos plásticos.
Lucimar explicou que essa ação educativa junto aos moradores vem sendo realizada regularmente, com o objetivo de combater o mosquito transmissor das arboviroses – dengue, chikungunya e zika vírus. Entre os bairros já beneficiados com a ação estão Banco Raso, São Caetano e Califórnia.

Legenda: Ação de campo dos ACE – Foto montagem