Palestra e testagem rápida marcaram a Campanha Julho Amarelo no Hospital de Base de Itabuna

O Hospital de Base Luís Eduardo Magalhães, instituição administrada pela Fundação de Atenção à Saúde de Itabuna (FASI), promoveu na segunda-feira passada, dia 17, uma ação da Campanha Julho Amarelo voltada para a conscientização das pessoas sobre a importância da prevenção e controle das hepatites virais.

Realizada pelos Serviços Especializados em Engenharia de Segurança e Medicina do Trabalho (SESMT) e da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA), em parceria com o Centro de Referência em Prevenção, Assistência e Tratamento (CERPAT), a ação aconteceu no auditório da unidade hospitalar, tendo como público-alvo os colaboradores.

A coordenadora do SESMT, Nayara Andrade, fez uma breve apresentação sobre as condutas que devem ser tomadas em casos de acidente com exposição a material biológico dentro da unidade hospitalar.

Em seguida, a médica do CERPAT, Suely Cristina Pereira, ministrou a palestra “Hepatites Virais: um risco ocupacional para os trabalhadores da saúde!” e comentou que pacientes com hepatites virais são graves e podem evoluir com complicações, a exemplo da cirrose.

“Foi importante o Hospital de Base promover esse diálogo sobre hepatites virais, que é um problema sério de saúde pública. Mas Itabuna possui know-how em atendimento, tratamento e triagem de pacientes com a doença”, destacou.

No turno vespertino, os colaboradores do Hospital de Base puderam fazer a testagem para hepatites B e C, sífilis e HIV com a equipe do CERPAT. A gestão do Hospital de Base se preocupa com a saúde dos seus trabalhadores.

Por esse motivo, realiza ações em parceria com o CERPAT para evitar a contaminação pelo vírus da hepatite. Além disso, possui parceria com a Rede de Frio do Município para a vacinação dos colaboradores.

Legenda: Hospital de Base Luís Eduardo Magalhães promoveu ação da Campanha Julho Amarelo -Fotos Ascom.