Prefeitura de Itabuna faz o plantio de árvores no Monte Cristo com um grupo de estudantes

A Prefeitura de Itabuna, através da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente (SEAGRIMA), realizou na semana passada o plantio mudas de Ipê Amarelo de Jardim e Jacarandá Mimoso em áreas públicas do Bairro Monte Cristo contando com a participação de um grupo de crianças da Escola Verdes Campos.

Por determinação do secretário Moacir Smith Lima, a SEAGRIMA vem implantando o plantio de mudas de árvores ornamentais em diversos locais na cidade com uma equipe sob a coordenação do Gerente de Associativismo e Cooperativismo, Miranildo Góes.

O prefeito Augusto Castro (PSD) se disse muito feliz com a iniciativa da SEAGRIMA pois as lições aprendidas por aquelas crianças irão se multiplicar. A ação foi muito além de um simples plantio, elas aprenderam na prática a valorização do cuidado com o meio ambiente.

“O objetivo maior do projeto é conscientizar as crianças do cuidado com o meio ambiente e ensiná-las como plantar para que repassem o conhecimento e as informações aos familiares e pessoas do seu convívio”, disse Miranildo Goés.

O diretor de Meio Ambiente, Alan Feitosa, disse que a ação foi marcante por representar o encerramento da programação da Prefeitura de Itabuna referente ao Dia Mundial do Meio.
“O plantio de mudas de espécies nativas da mata atlântica com os alunos da Escola Verdes Campos da Rede Municipal de Ensino demonstra na prática, o correto manejo no plantio de árvores e da preservação da biodiversidade no município”, afirmou.

Já o Chefe de Gabinete, Marcelo Lisboa, destacou também que a Educação Ambiental é de fundamental nas escolas, pois representa um conjunto de ações sustentáveis voltadas para a conservação do meio ambiente, além de objetivar a compreensão dos conceitos relacionados com o meio ambiente, sustentabilidade, preservação e conservação.

Por fim, o engenheiro agrônomo Pedro Jerônimo inteirou a importância da formação de cidadãos conscientes e críticos, fortalecendo práticas cidadãs. “Aliado a isso, trabalhamos com a inter-relação entre o ser humano e o meio ambiente, desenvolvendo um espírito cooperativo e comprometido com o futuro do planeta”, sintetizou.

O Ipê Amarelo de Jardim é uma planta ornamental nativa do Brasil e é muito apreciada por sua forma elegante de floração intensa na Primavera, Chega a ter 2,5 metros de altura.
Já o Jacarandá Mimoso é uma espécie que possui belas flores rosadas e folhagem densa em formato de penacho. Pode atingir cerca de 5 metros de altura e é apreciado por sua beleza.

Legenda: Prefeitura de Itabuna realizou o plantio mudas de Ipê Amarelo de Jardim e Jacarandá Mimoso em áreas públicas do Monte Cristo – Fotos Ascom.