Hospital de Base de Itabuna fecha 1º semestre 178 mil exames realizados

O Hospital de Base Luís Eduardo Magalhães, administrado pela Fundação de Atenção à Saúde de Itabuna (FASI), apresentou nesta quinta-feira, dia 20, o balanço de atendimentos realizados do primeiro semestre de 2023. A unidade hospitalar teve um número bastante expressivo.

Ao todo foram 178 mil exames realizados: 148 mil de laboratório, 15 mil Raios-x, 10 mil tomografias, 3 mil ultrassons, 2 mil ressonâncias e 957 endoscopias. Além disso, foram registrados 41 mil atendimentos: 24 mil no Pronto Socorro, 7 mil na Bioimagem e 9 mil no Ambulatório.

Vale destacar que o Hospital de Base é o pioneiro e único na região sul do Estado a oferecer o serviço de escleroterapia à população pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Quase 2.400 pacientes foram contemplados com o procedimento durante esse período.

O Hospital de Base também teve um aumento no número de cirurgias eletivas no primeiro semestre. Cerca de 1.800 procedimentos cirúrgicos foram realizados: 610 cirurgias eletivas e 1.151 de urgência e emergência, nas especialidades de ortopedia, neurologia, vascular, bucomaxilo e cirurgia geral. O atendimento alcançou 107 municípios, sendo quatro de outros estados.

O diretor-presidente da FASI, Roberto Pacheco Jr, destacou que o Hospital de Base de Itabuna vem trabalhando intensamente para qualificar a equipe, melhorar os serviços da instituição e o atendimento à população.

Citou os diversos programas, como o Projeto Transformação LEAN e segunda fase do Lean nas Emergências do Governo Federal, por meio do Ministério da Saúde. “Essa é uma gestão que pensa em saúde. Daí, a importância em divulgar os números de atendimentos, de forma transparente para toda a população”, afirmou.

Através da parceria da Prefeitura de Itabuna e com o Governo do Estado, o Hospital de Base terá ainda mais estrutura e conforto para atender a demanda de saúde de Itabuna e região, com a ampliação, reforma e modernização.

“Toda vez que melhoramos os serviços, aumentamos o número de pacientes. Estamos colhendo bons frutos, graças ao empenho do prefeito Augusto Castro que tem sido fundamental e ao trabalho dos colaboradores”, declarou o diretor-médico do Hospital de Base, Paulo Medauar.

O Hospital de Base de Itabuna é público, com gestão municipal. Por ser ‘Portas Abertas’ para urgência e emergência, é considerado um dos mais importantes equipamentos públicos de saúde do interior da Bahia.

Legenda: Hospital de Base Luis Eduardo Magalhães apresentou expressivos resultados no 1º semestre de 2023 – Foto arquivo.