Prefeito Augusto Castro entrega Praça Santo Antônio requalificada à população

O prefeito de Itabuna, Augusto Castro (PSD), entregou na quinta-feira, dia 10, a Praça Santo Antônio, em frente ao templo do santuário católico, no centro da cidade. A obra foi executada pela Secretaria de Infraestrutura e Urbanismo (SIURB) e faz parte do Projeto Praça Viva.
“É isso que nós precisamos. Trabalhar nessa linha para continuar essas entregas como essa praça que tem simbolismo e importância para cultura e para a história de Itabuna. Então, quero agradecer a toda equipe da Prefeitura e aos mestres de obra, colaboradores, pedreiros, serventes que não mediram esforços para fazer com o custo baixo, uma praça que significa muito para a cidade”, destacou o prefeito Augusto Castro.

Ele destacou os avanços na cidade com as obras de infraestrutura e em todos os setores. “Vem muita coisa por aí. Nós estamos trabalhando dia e noite para fazer processo de licitação de obras de pavimentação em vários bairros da cidade. Tenho certeza que estamos no caminho certo. Entregar a cada dia uma obra, seja escola, posto de saúde, creche, quadra de esporte e, além disso, entregar obras de mobilidade para melhorar a autoestima desta cidade”, disse.

“Nossa administração tem feito ações em vários setores da cidade, desde a área social cuidando das pessoas. Dei ordem de serviço para obras em nove bairros e dentro de cinco meses teremos água na região oeste que a mais de 30 anos tem deficiência como toda a cidade. A partir do início do ano que vem entregaremos a etapa da região do São Pedro onde 26 bairros terão água 24 horas”, salientou Augusto Castro.
A secretária de Infraestrutura e Urbanismo, Sônia Fontes, falou sobre seu orgulho em ser cidadã Itabunense. “Hoje, vim vestida nas cores amarelo, preto e branco para passar a esta comunidade a honra de ser moradora dessa cidade. O prefeito Augusto Castro me orientou e me deu oportunidade de realizar a obra de requalificação desta praça”, afirmou.

“Itabuna hoje ganha um presente que não é a obra que não é a quantidade de recursos, mas a grandiosidade do resgate da memória dessa praça. Aqui não tem inauguração, aqui tem uma entrega de um cuidado que uma administração tem e que gostaria de fazer há muito tempo”, pontuou.

“Desde que cheguei ansiava em poder ajustar esse débito do passado. Foram tantos anos sem demonstrar o carinho por aquele que fundou esta cidade, que batalhou quase 15 anos entre Ilhéus e o Governo do Estado para a vila de Tabocas se transformar em Itabuna. Além disso, é também homenagem ao meu ex-professor Diógenes Rebouças, um mestre da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da UFBA que em 1944 idealizou esta praça”, realçou.

O jornalista Paulo Lima se disse extremamente feliz por presenciar a reinauguração da Praça Santo Antonio. Ele agradeceu ao prefeito Augusto Castro por atender ao pedido. “Foi a comunidade itabunense, na década de 50, que mandou erigir este monumento com o retrato daquele que começou a história da cidade de Itabuna, o Comendador José Firmino Alves. Estamos presenciando a valorização da memória da nossa cidade”, concluiu.

Participaram da solenidade, os secretários de Infraestrutura e Urbanismo (SIURB), Sônia Fontes, Esporte e Lazer, José Alcântara Pellegrini, Governo, Rosivaldo Pinheiro, Promoção Social e Combate à Pobreza, Josué Brandão Júnior, Planejamento, José Alberto Lima Filho, Gestão e Inovação, Moisés Figueirêdo de Carvalho, Transporte e Trânsito Thales Silva, superintendente de Serviços Públicos, Sousa Lino, presidente da Empresa Municipal de Águas e Saneamento (EMASA), Raymundo Mendes Filho, presidente da Câmara, Erasmo Ávila, vereadores e comerciantes.

Legenda: Prefeito Augusto Castro entrega Praça Santo Antônio requalificada à população – Fotos Joselito de Moraes Nunes