A Prefeitura de Itabuna continua firme na vacinação antirrábica para atingir a meta de imunizar até o início de setembro 30 mil cães e gatos. Os números registrados até o domingo, dia 27, chegam a 26.150, o equivalente a 87.16% dos animais de estimação livres da raiva.
Nesta semana, as equipes de aplicadores continuam na busca ativa em vários bairros da cidade, mesmo em áreas onde já ocorreu a vacinação. Entre os bairros visitados, estão Santo Antônio, Jardim Vitória, Conceição, Pedro Jerônimo e São Pedro dentre outros onde foi detectado um número maior de animais, inclusive os que vivem soltos nas ruas, sem referência domiciliar.

A chefe da Coordenação de Endemias, Lucimar Ribeiro, informou que a busca ativa é uma das estratégias elaboradas pela Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, para a vacinação dos animais, o que fez grande diferença.

Segundo ela, a ação contribuiu para aumentar o número de animais imunizados. Foram cerca de quatro mil animais vacinados por meio da busca ativa. A ação ocorreu nas ruas de diversos bairros e fazendas, na área rural e ao longo das rodovias BRs-101 e 415.

Lucimar Ribeiro também destacou a importância da parceria entre os departamentos de Controle de Zoonoses (DCZ) e de Endemias ao destacar a experiência dos Agentes de Combate às Endemias (ACE) que trabalham diariamente em campo, aliada à dedicação e o compromisso que têm com a questão da saúde pública no município.

“São profissionais que atuam diariamente no controle e no combate ao mosquito transmissor da dengue, chikungunya e zika vírus em nosso município”, afirmou.

“Nossa proposta é não deixar animal de estimação sem receber a dose da vacina e estamos chegando à meta traçada pela Secretaria de Saúde da Bahia”, assegura a chefe da Coordenação de Endemias, Lucimar Ribeiro.

A diretora do Departamento de Vigilância em Saúde, Maristella Antunes, reforçou mais uma vez a importância da imunização antirrábica nos bichinhos de estimação ao alertar sobre a raiva.

“É uma doença infecciosa e letal provocada por vírus que pode ser transmitida pela saliva quando se aloja em ferimentos ou lesões, mas que pode ser evitada por meio da vacina”, garante a diretora.

Legenda: Prefeitura já ultrapassa 87 % da meta de cães e gatos imunizados contra a raiva em Itabuna – Fotos Ascom.