Prefeitura confirma ordem do Desfile de 7 de Setembro em Itabuna

Mais de dois mil estudantes da Rede Municipal de Ensino estão confirmados para o Desfile Cívico do Sete de Setembro em Itabuna. Além de instituições militares e da área de segurança pública, também vão participar alunos de cinco escolas particulares e também de outras três da rede estadual de ensino.

Segundo confirmou a gerente de Projetos do Departamento de Projetos Integrados da Secretaria Municipal da Educação, Emilly Cruz, a solenidade de abertura do desfile está programada para às 7h40min, seguida de hasteamento de bandeiras e execução do Hino Nacional, às 8h.

Em seguida, o prefeito de Itabuna, Augusto Castro (PSD), passará em revista às tropas militares e logo após o grupo de militares inicia o desfile pela Avenida do Cinquentenário.

Pela ordem, o primeiro grupo a desfilar terá o Tiro de Guerra 06/007, 15º Batalhão da Polícia Militar, Companhia Independente de Policiamento Rodoviário de Itabuna (CIPRv), Companhia Independente de Polícia de Guarda de Itabuna (CIPGd) e 4º Grupamento de Bombeiro Militar (GBM).

Depois, o Esquadrão da Polícia Montada/ Equoterapia, além do Colégio da Polícia Militar (CPM), Instituto Municipal de Educação Aziz Maron (IMEAM), Escola Municipal Flávio José Simões Costa e Centro de Atenção Integral à Criança (CAIC) Jorge Amado – escolas que seguem o Vetor Disciplinar Militar.

Também haverá o Desfile Hipomotorizado com o Esquadrão de Polícia Montada/Itabuna, Policiais do 15º BPM, Companhia Independente de Policiamento Rodoviário de Itabuna, 4º GBM, Guarda Civil Municipal de Itabuna/SESOP, Polícia Rodoviária Federal (PRF) e Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU – 192).

Representantes das entidades que trabalham com a educação inclusiva também estarão presentes. São eles: Núcleo Cuidar, Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE), Centro Psicopedagógico da Educação Inclusiva (CEPE), Sala de Recursos Multifuncionais (SRM), Lojas Maçônicas, Rotary Club de Itabuna, Lions Clube Itabuna Centro e Lions Clube Itabuna Sul.

Ainda estão incluídos no cronograma de desfile a Academia Grapiúna de Artes e Letras (AGRAL), Academia de Letras de Itabuna (ALITA), Legião da Boa Vontade (LBV), Desbravadores e Aventureiros. E para fechar a marcha cívica, vão desfilar os profissionais das coordenações da Secretaria Municipal de Itabuna.

A gerente do departamento explicou que o tema deste ano: “Bicentenário da Independência da Bahia: História e Diversidade Étnico-Cultural” foi uma escolha positiva.

Segundo ela, a temática vai estimular a população a refletir sobre importante evento histórico, a Independência da Bahia, um movimento social e militar iniciado em fevereiro de 1822 e encerrado de julho de 1823, um ano após a proclamação da Independência do Brasil, com a expulsão de tropas portuguesas de Salvador e do Recôncavo Baiano.