Prefeitura de Itabuna avança na requalificação do Centro de Controle de Zoonoses

As obras de requalificação do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), na Rua São José, nº 122, Antique, depois de iniciadas há 15 dias registram avanços conforme avaliação dos engenheiros e técnicos da Secretaria Municipal da Saúde. As obras são executadas pela Prefeitura de Itabuna com o apoio da Faculdade Santo Agostinho de Itabuna (FASAI) no âmbito da parceria no Programa Mais Médicos.

Nesta primeira etapa, foi quebrado todo o revestimento cerâmico e o forro de gesso, devido ao desgaste do material, devendo por isso ser integralmente substituído. O muro em grande parte e a base do reservatório de água foram demolidos para a reconstrução, inclusive de nova superfície.

As esquadrilhas que existiam de ferro deterioradas estão sendo retiradas e os vãos abertos para a implantação de novas janelas. A estrutura metálica do telhado está sendo reparada para a remoção de ferrugem e colocação de material sintético. Além disso, a parte lateral do muro foi recuperada e passa por chapisco.

Atualmente o canil central, o curral e o gatil também estão em obras para a implantação de um canil de isolamento para animais em observação e também será ampliado o espaço para os pets e um novo gatil. O Bloco Administrativo será todo requalificado, do piso ao telhado, passando por nova pintura, enquanto a parte elétrica do bloco central, primeiro bloco e bloco do canil também serão revisados na nova estrutura.

“Vamos deixar tudo em perfeitas e adequadas condições de funcionamento e operacionalidade”, afirmou o engenheiro civil Tiago da Silva Filho, da Secretaria Municipal de Saúde. O anúncio de requalificação do Centro de Controle de Zoonoses foi feito pelo prefeito de Itabuna, Augusto Castro (PSB), a subsecretaria municipal de Saúde, Lânia Peixoto, e o diretor-geral da Faculdade Santo Agostinho (FASA), Luciano Tourinho, no dia 18 de julho passado, quando foi assinada ordem de serviço como parte das comemorações dos 113 anos de aniversário da cidade, que transcorreu no dia 28 daquele mês.

O projeto arquitetônico é bastante inovador e inclui sala de recepção, sala de Raios- X, depósito, consultórios, sala de triagem, centro cirúrgico, garagem, curral para animais de grande porte, gatil, canil com compartição, copa, banheiros, sala de reunião, dentre outras dependências.

Legenda: Obras de requalificação do Centro de Controle de Zoonoses depois de iniciadas há 15 dias registram avanços

Fotos: Alex de Souza.