FICC faz balanço de projetos e ações culturais desenvolvidos ao logo da gestão em Itabuna

A Fundação Itabunense de Cultura e Cidadania (FICC) tem movimentado o cenário cultural, a partir de uma série de ações e estratégias que englobam vários setores e mobilizam o público de todas as idades. Os projetos, alguns inovadores, vêm sendo realizados desde o início da atual gestão do prefeito Augusto Castro (PSD).

De acordo com um breve balanço da equipe da FICC, uma das primeiras conquistas foi a institucionalização do Fundo Municipal de Cultura, incluindo CNPJ. “Esse marco consolidou um avanço significativo para a proteção e promoção das atividades culturais no município”, afirmou o presidente da fundação, Aldo Rebouças.

Ele contou que a FICC tem uma plataforma online chamada CADCULTI que é uma importante ferramenta para mapear e cadastrar agentes e entidades culturais e turísticas de Itabuna. Segundo Aldo, por meio dessa plataforma, a FICC oferece suporte e direcionamento mais eficazes de recursos e políticas públicas.

Ele disse ainda que precisou ousar e inovar com alguns projetos, principalmente após a pandemia, a exemplo do programa de auxílio que, com recursos próprios, ofereceu suporte financeiro a 313 agentes culturais individuais ao longo de três meses, em 2021, que minimizaram os impactos econômicos causados pela crise sanitária.

Outra conquista foi a redução dos valores de pauta do Teatro Municipal Candinha Dória em mais de 60%, tornando o espaço mais acessível para artistas locais. O compromisso com a identidade cultural de Itabuna também se manifestou na decoração junina, que trouxe cores e alegria às ruas do centro da cidade.

A valorização dos agentes culturais e artistas locais também foi uma prioridade. Segundo Aldo, o projeto “Estrelas de Itabuna”, por exemplo, surgiu com o objetivo de reconhecer e preservar a contribuição dos cidadãos para a história e cultura da cidade.

“Na dança, nomes notáveis do mundo do cenário nacional como Ana Botafogo, Erick Gutierrez e Gilmar Sampaio, vieram a Itabuna para inspirar e motivar a população através de oficinas e de edições do evento ‘Não FICC Parado: Dance´”. Para o diretor-presidente da FICC, o sucesso pode ser medido pelo grande público que prestigiou o evento.

“Itabuna é mais do que uma cidade. É um pólo de arte, cultura, turismo e cidadania. As ações empreendidas pela FICC refletem o compromisso da gestão do prefeito Augusto Castro em criar uma cidade vibrante e inspiradora, onde os cidadãos possam participar e contribuir para nossa rica história cultural”, concluiu o diretor-presidente da FICC, Aldo Rebouças.

Legenda: Presidente da FICC, Aldo Rebouças, comemora avanços nos projetos e ações culturais – Foto Ascom