Prefeitura divulga a programação da Campanha Setembro Amarelo de Itabuna

Hoje, dia 1º, se inicia a Campanha Setembro Amarelo, mês à prevenção ao suicídio e de valorização da vida. Criada em virtude do dia 10 de Setembro ser dedicada ao Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio, a campanha tem como objetivo conscientizar as pessoas a procurar e a ofertar ajuda, bem como divulgar o fluxo de assistência pelos serviços de saúde da Prefeitura de Itabuna.

Nesta sexta-feira na Praça Olinto Leone, das 8 às 14 horas, houve a distribuição de panfletos informativos e de orientação à população sobre a assistência no município e as unidades de acolhimento. A praça ganhou decoração com um Jardim de Girassóis, placas e estande informativo, exposição de banner, ponto de escuta e orientações com apoio das instituições de ensino superior da cidade e da região.

A partir do dia 19, no auditório da Secretaria Municipal de Saúde, se inicia o ciclo de palestras com profissionais de saúde. Os seminários para médicos da Atenção Primária da Secretaria Municipal de Saúde visam auxiliar na assistência a pessoas com transtorno mental, bem como melhorar a articulação entre os serviços, proporcionando uma rede de apoio mais fortalecida aos usuários.

No mesmo dia o tema será Saúde Mental na Infância e Juventude, com explanações do psiquiatra Luiz Cezar Melo Costa e da médica Thatiana Paz, ambos do CAPS-IA. No dia 22, o tema Saúde Mental no Adulto ter exposição do psicólogo do CAPS II, Tabillo Machado e do psiquiatra Pedro Lima, que atua nos CAPs e Ambulatório.

No dia 26, os temas serão Psicofármacos, Fatores de risco e fatores de proteção, com palestra do médico Afonso Castro, do Ambulatório Psicossocial e da psicóloga Lucyclea Almeida, coordenadora da unidade especializada da Secretaria Municipal de Saúde.

Além disso, durante o todo o ano, vem acontecendo o Projeto Portas Abertas, realizado semanalmente por profissionais do Ambulatório Psicossocial, na Secretaria Municipal de Saúde. O projeto tem como objetivo aproximar os serviços da Atenção Primária com a Atenção Especializada, orientando os profissionais em relação aos fluxos de atendimento em Saúde Mental.

A coordenadora em Saúde Mental da Secretaria Municipal de Saúde, Naira Cruz, afirmou que a cada ano aumenta o número de pessoas com necessidades de assistência especializada em saúde mental.

“Por isso, aproveitamos o mês de setembro para realizar ações para a população e para os profissionais de saúde da Atenção Primária, com o objetivo de fortalecer a porta de entrada aos serviços de saúde, como tem sido fartamente comentado na gestão do prefeito Augusto Castro, sob a coordenação da secretária municipal de Saúde, Lívia Mendes Aguiar”, concluiu.

Legenda: Prefeitura divulga a programação da Campanha Setembro Amarelo de Itabuna – Fotos Pedro Augusto