Secretaria de Promoção Social e Combate à Pobreza fecha a semana com 16 abordagens a pessoas em situação de rua

A Prefeitura de Itabuna, por meio da Secretaria de Promoção Social e Combate à Pobreza (SEMPS), fechou a semana de 28 de agosto a 1º de setembro com 16 abordagens a pessoas em situação de rua. O saldo foi positivo.

Dos cinco encaminhamentos do Setor de Abordagem Social da SEMPS, três foram para o Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua (Centro POP), uma pessoa foi para acolhimento institucional no POP Acolhimento, e a outra para o setor do CadÚnico.

Segundo o coordenador do Serviço Especializado em Abordagem Social da SEMPS, Ernandi Lins Júnior, a ação da equipe técnica é fundamental. “Nosso trabalho tem como rotina a realização da abordagem social para dar suporte e direcionamento às pessoas em situação de rua. Oferecemos os serviços socioassistenciais desenvolvidos nos equipamentos públicos”, disse da Prefeitura.

Lins Júnior disse ainda que embora haja atenção da equipe, algumas das pessoas abordadas preferem continuar nas ruas. “Algumas pessoas resistem em aceitar os serviços. Dessa forma, nossa equipe, através da escuta qualificada realiza uma dinâmica de conversa para que elas entendam a importância de saírem da situação de rua e possibilitamos acesso a rede de serviços existentes no município”, destacou.

Na quinta-feira, dia 31, a equipe do SEAS fez uma busca ativa na Rua Jorge Amado, próxima à Estação Rodoviária Francisco Ferreira da Silva, onde havia oito pessoas em situação de rua abrigadas no ponto de ônibus do Centro Comercial. Todos estão sendo assistidos e acompanhados por técnicos do Centro Pop.

Denúncias sobre pessoas vivendo em situação de rua em vulnerabilidade social podem ser feitas pelos números (73) 99856-1393 ou 98896-3944, para o Serviço Especializado em Abordagem Social da SEMPS que mantém plantões de 24 horas.

Legenda: Equipe do SEAS fez busca ativa na Rua Jorge Amado, próxima da Rodoviária, e na Rua Jorge Amado – Fotos Ascom