Agentes Comunitários de Saúde e de Combate às Endemias comemoram conclusão de curso técnico em Itabuna

Emoção, contentamento, gratidão e muita alegria marcaram a Cerimônia Social de Conclusão dos Cursos Técnicos em Agente Comunitário de Saúde e Vigilância em Saúde com Ênfase no Combate às Endemias, promovido pela Prefeitura de Itabuna, através da Secretaria Municipal de Saúde, em parceria com o Ministério da Saúde.

Realizada no Teatro Candinha Dórea, a solenidade contou com a presença do prefeito Augusto Castro, da secretária municipal de Saúde, Lívia Mendes Aguiar, vereadores e familiares dos 510 agentes concluintes dos cursos. Os cursos técnicos que fazem parte do Programa Saúde com Agente é uma iniciativa do Ministério da Saúde (MS), em parceria com o Conselho Nacional das Secretarias Municipais de Saúde (Conasems) e a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

A iniciativa visa o fortalecimento do Sistema Único de Saúde (SUS), em uma ação inédita que irá impactar na melhoria dos indicadores de saúde e da qualidade de vida de toda a população. O prefeito Augusto Castro parabenizou os Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e os Agentes de Combate às Endemias (ACE) pela participação e certificação nos cursos técnicos e destacou a imprescindibilidade do trabalho desenvolvido por estes profissionais na atenção primária à saúde, particularmente, no município de Itabuna.

“Vocês são a porta de entrada para aqueles que buscam atendimento no Sistema Único de Saúde. Agora, melhor tecnicamente capacitados, vocês darão mais qualidade ao serviço que já realizam com seriedade, respeito e dedicação. Portanto, neste momento quero solicitar a parceria de vocês, Agentes Comunitários de Saúde e Agentes de Combate às Endemias, vamos juntos melhorar os indicadores de qualidade em saúde do nosso município”, enfatizou Augusto Castro.

De acordo com a Secretária de Saúde, Lívia Mendes Aguiar, o curso irá reconfigurar a forma de atuação e assistência primária prestada pelos Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e Agentes de Combate às Endemias aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS). “A partir de agora, eles irão otimizar o atendimento fazendo ações que antes eram restritas à técnicos de enfermagem. Agora, capacitados, eles farão toda diferença na assistência às famílias”, pontuou a secretária.

Há 20 anos atuando no Posto Amália Lessa, do bairro Novo São Caetano, o Agente Comunitário de Saúde, Fábio Costa, avalia que participar da formação, foi enriquecedor para sua via pessoal, bem como para seu currículo profissional. “Os curso são uma verdadeira biblioteca de pesquisa e aperfeiçoamento para quem buscar melhorar a atuação profissional”.

Legenda: Prefeito Augusto Castro ressaltou a importância do trabalho realizado pelos ACS e ACE – Foto Pedro Augusto
Legenda: A solenidade contou com a presença de secretários municipais, vereadores, agentes e familiares – Foto Pedro Augusto