Visita de estudantes à sede da Settran encerra programação da Semana Nacional do Trânsito

Uma visita dos estudantes das Escolas do Campo à Secretaria de Transporte e Trânsito (Settran), no bairro Lomanto, encerra nesta segunda-feira, 25, a programação da 19ª. Semana Nacional do Trânsito, promovida pela Prefeitura de Itabuna. A ação faz parte do projeto Educatran, da própria Settran.

A Semana Nacional do Trânsito acontece todos os anos entre os dias 18 e 25 de setembro e nesse período, os órgãos e entidades do Sistema Nacional de Trânsito concentram esforços com uma programação bem diversificada visando mobilizar e conscientizar a comunidade sobre as boas práticas de trânsito para garantir, justamente, um trânsito seguro e responsável para todos.

Em Itabuna, a Settran direciona parte da programação para o público infantil, com ações educativas executadas dentro ou fora das unidades escolares. Segundo o titular da Settran, Thales Silva, a ideia de abordar a educação no trânsito nas escolas está relacionada a formar cidadãos mais conscientes e preparados para enfrentar a vida e o cotidiano das cidades.

Thales disse que desta forma o município contribui para a construção e formação de valores, como o respeito ao próximo para a proteção da vida. “O público infantil é uma de nossas prioridades porque as crianças conseguem repassar aos seus pais ou responsáveis, de uma forma mais direta as informações adquiridas, seja por meio de palestras, jogos e ações educativas que envolvam o transito”.

Para concluir, o titular da Settran lembra que a Semana Nacional de Trânsito está prevista no Código de Trânsito Brasileiro (CTB) e acontece anualmente com a participação de todos os órgãos que compõem o Sistema Nacional de Trânsito.

Os temas, quase sempre apelativos são definidos pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran). Este ano o tema escolhido foi “No trânsito, escolha a vida!”, que visa, principalmente conscientizar os cidadãos em relação ao seu comportamento no trânsito, tentando reduzir os altos índices de mortalidade no trânsito.