Prefeitura de Itabuna amplia assistência para 60 migrantes indígenas venezuelanos

Em menos de 24 horas, a Prefeitura de Itabuna ampliou a assistência prestada a um grupo de migrantes indígenas venezuelanos que chegou à cidade na quarta-feira, dia 4. De acordo com o secretário municipal de Promoção Social e Combate à Pobreza (SEMPS), Josué Brandão Júnior, inicialmente chegou um grupo de 47 pessoas, entre crianças, adultos e idosos, mas no início da noite esse número saltou para 60.

”Todos foram acolhidos no Centro de Referência Especializada para População em Situação de Rua (Centro POP), inicialmente, onde receberam cuidados com a higiene pessoal e alimentação. Posteriormente, foram levados para um abrigo, onde estão recebendo alimentação e cuidados com a saúde. Todos eles foram, inclusive, submetidos ao teste da Covid-19, com resultado negativo para todos”, informou o secretário Júnior Brandão.

De acordo com o titular da SEMPS, o grupo informou que estava alojado nas cidades de Santo Antônio de Jesus e Eunápolis. “Estamos mantendo contato com as Prefeituras dessas duas cidades para ter acesso ao prontuário de atendimento dessas pessoas e dar seguimento a esse atendimento aqui em Itabuna. Temos a informação, inclusive, de uma gestante, que precisa de acompanhamento pré-natal”, salientou.

Ainda como parte da assistência que prestada aos migrantes pela Prefeitura de Itabuna, a Polícia Federal será acionada para regularização e/ou atualização de documentos pessoais de algumas dessas pessoas. Também será enviado comunicado ao Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania, em Brasília, informando sobre a presença desse grupo em Itabuna.

“Trata-se de uma questão muito delicada porque não podemos deixar de acolher essas famílias. Mas, o município também não tem recursos para a finalidade de atendimento a migrantes. Precisamos de apoio e verbas do Governo Federal para atender esses migrantes, mas enfrentamos a barreira da burocracia. Para se ter uma ideia, o grupo ficou um ano em Santo Antônio de Jesus e durante esse tempo a Prefeitura não conseguiu verba específica do Governo Federal”, disse o secretário Júnior Brandão, a partir de informações recolhidas.

Legenda: Prefeitura de Itabuna dá assistência a migrantes indígenas venezuelanos – Fotos Pedro Augusto.