Alunos da Escola Margarida Pereira finalizam projetos para a 2ª Feira de Matemática da UESC

Alunos da Escola Municipal Margarida Pereira, no Maria Pinheiro, estão nos últimos preparativos para fechar os seis projetos que serão apresentados durante a Feira de Matemática da Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC), que acontecerá nos dias 18 e 19 deste mês.

Mas, antes disso, nesta quarta-feira, dia 11, a comunidade escolar terão a oportunidade de conhecer de perto as invenções da unidade escolar da Secretaria Municipal da Educação da Prefeitura de Itabuna.

Os projetos foram elaborados pelos alunos dos Anos finais do Ensino Fundamental. “Não só toda comunidade escolar terá a oportunidade de conhecer os projetos, como também para visitantes. Receberemos a visita de estudantes de escolas das cidades de Buerarema e São José da Vitória”, informou o diretor da Escola Margarida Pereira, Érico José dos Santos.

O diretor ainda ressaltou que a apresentação, que acontecerá na unidade escolar, será uma prévia do que será mostrado na Feira de Matemática da UESC, “um local que promove uma importante interação entre escola e universidade por meio da exposição de trabalhos”. De acordo com o professor Érico dos Santos, os seis projetos inscritos na Feira de Matemática serão apresentados e avaliados.

“Estamos muito felizes, porque é produção de conhecimento científico e o que nos deixa ainda mais motivados, é lembrar que a Escola Margarida Pereira conquistou o 1º lugar numa concorrência com 28 municípios, na 1ª feira que participou”, disse.

Nesta segunda participação, o professor Érico cita que serão feitas demonstrações de projetos variados, como por exemplo, de uma bicicleta que, através da força do corpo humano gera energia elétrica.

“Também teremos outro projeto que mostra como matematizar o cálculo dos espaços, através de uma horta suspensa. Também teremos um projeto de um game da tabela periódica e, em outro projeto os alunos instalaram cinco pontos de filtros para medir a qualidade do ar na cidade”, assinalou.

A estudante Lorena Bonfim, do 9º Ano M-10 do Ensino Fundamental, participará pela primeira vez da Feira de Matemática e diz que está com muita expectativa de bons resultados. “Nosso projeto está relacionado ao game da tabela periódica, fizemos com muita dedicação e por isso estamos confiantes em uma boa colocação”, afirmou.

Legenda: 1. Diretor Érico José dos Santos mostra entusiasmo com os alunos. 2. e 3. Feira de Matemática Escola Margarida Pereira, no Pedro Jerônimo – Fotos Pedro Augusto.