Curso de Educação Ambiental em Itabuna para professores começa amanhã

Cuidar da natureza e do meio ambiente é fundamental para a sobrevivência de todos e a educação ambiental precisa estar inserida no currículo escolar. Com isso, a Prefeitura de Itabuna, através da Secretaria Municipal da Educação em parceria com a Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC), está realizando um projeto inédito.

“Educar para Transformar as escolas e um município” é um projeto que consiste em capacitar professores da Rede Municipal de Ensino para educar alunos sobre o meio ambiente e transformá-los em agentes multiplicadores junto às suas famílias e comunidades.

O Curso de Educação Ambiental começa nesta quinta-feira, dia 19, às 14 horas, no auditório da SICOOB/COOPEC, para os educadores do município, com carga horária de 60 horas/aulas, distribuídas em cinco módulos, com 12 horas cada.

“A Secretaria da Educação pretende incluir a temática ambiental no Projeto Político Pedagógico (PPP) das escolas municipais, integrando-a às disciplinas e promovendo a sensibilização e conscientização dos professores e alunos sobre a importância da preservação do meio ambiente”, afirma o supervisor de Planejamento da Secretaria Municipal de Planejamento (SEPLAN), Dielson Mendes.

O projeto, iniciado mês passado, por meio da parceria com a Pró-Reitoria de Extensão (PROEX) da UESC,  tem como objetivo principal consolidar a Educação Ambiental de forma multidisciplinar inicialmente em cinco escolas municipais, com ações e atividades de iniciativas ambientais.

São as escolas Luiz Viana Filho e Professora Maria Raimunda Oliveira (Santo Antônio); Santinha Tavares (Mutuns), Everaldo Cardoso (São Caetano) e Iolanda Pires (Escolas do Sítio da Fundação Marimbeta).

Para a execução das ações extensionistas interinstitucionais da Prefeitura de Itabuna e da UESC serão elaborados pelos educadores materiais didático-pedagógicos, como kits educativos para as escolas, fornecendo-lhes recursos e direcionamentos para a abordagem dos temas ambientais em sala de aula.

Legenda: Curso de Educação Ambiental começa nesta quinta-feira, dia 19, às 14 h, no auditório da SICOOB/COOPEC. Foto: arquivo.