Itabuna sedia Encontro sobre a regionalização das Casas Abrigo

Técnicos da Secretaria Promoção Social e Combate à Pobreza (SEMPS) e da Rede de Enfrentamento e Combate à Violência de Gênero contra as Mulheres participam nesta quarta-feira, dia 18, durante todo o dia, no auditório do Hospital de Olhos Beira-Rio, de um Encontro promovido pela Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social da Bahia que tem como tema “Regionalização das Casas Abrigo”.

Na abertura, o encontro contou com a participação da supervisora da Central Estadual de Acolhimento e das Unidades Regionais de Acolhimento para as Mulheres em Situação de Violência Doméstica e para Crianças e Adolescentes (Casas Abrigos Regionais), Sandra Barros. O objetivo do evento é dialogar e prestar assessoria à Rede de Atendimento às Mulheres da cidade.

“Atualmente, as Casas Abrigos que existem na Bahia são mantidas pelo Governo do Estado, mas a gestão dessas unidades é de responsabilidade dos municípios. E, aqui em Itabuna não é diferente. Por esse motivo, estamos aqui, já que o objetivo de nossa visita é apoiar o município, dialogar, ver o que precisa melhorar e não fiscalizar”, explicou Sandra Barros
.
O encontro contou com a presença de representantes de Conselhos Municipais, da Delegacia de Atendimento à Mulher, da Ronda Maria da Penha/15º BPM, da Patrulha Guardiã Maria da Penha/GCM, além de outros órgãos da rede de assistência em nível municipal.

O secretário municipal de Promoção Social e Combate à Pobreza, Josué Brandão Júnior, ressaltou a importância de discutir a Regionalização das Casas Abrigo durante o evento na parte da manhã.

“Esse encontro, que envolve toda rede que trabalha com a mulher, discute não só a importância de prestar assistência quando necessitam de apoio, mas discute também ações que possam auxiliar na prevenção e/ou redução dos casos de agressões de que são vítimas. A Casa Abrigo de Itabuna, por exemplo, tem capacidade para 20 pessoas, mas o fluxo é muito flutuante e às vezes está no limite da capacidade, outras vezes não”, comentou.