Prefeito Augusto Castro intermedia negociações entre Sindlimp e a Biosanear

A coleta domiciliar de lixo foi normalizada em Itabuna depois que o prefeito Augusto Castro (PSD) intermediou as negociações entre a direção do Sindicato dos Trabalhadores de Limpeza do Sul e Extremo-Sul da Bahia (Sindilimp) e a empresa Biosanear. Em campanha salarial, a categoria cogitava greve e decidiu pela realização de “operação tartaruga” um dia antes do feriado de Finados.

Como parte do plano de resposta rápida a problemas pontuais, estabelecido pela gestão municipal, a Prefeitura realizou uma força-tarefa para executar a limpeza em áreas da cidade durante o imbróglio no setor privado, atenuando o impacto direto na população.

O prefeito se propôs a intermediar o diálogo entre o sindicato e a empresa, possibilitando um esforço por parte da Biosanear, no sábado e no domingo, para que a cidade amanhecesse com o serviço de limpeza 100% executado na segunda-feira antes da reunião de mediação. A operação foi concluída após o diálogo entre as partes, que durou seis horas no dia de ontem.

O diretor do Sindilimp, José Carlos da Conceição dos Anjos, transmitiu à categoria as principais decisões. “O Sindlimp e a empresa Biosanear concordaram negociar um percentual de reajuste de 10% sobre os salários, enquanto vales-alimentação terão 12% retroativos ao mês de maio”, anunciou José Carlos em entrevistas na manhã desta terça-feira, dia 7.

O sindicalista considerou fundamental a participação do prefeito na negociação com a empresa. “Foi de muita importância. Garantiu o ajuste do fluxo de pagamento do contrato da empresa com a Prefeitura, com atraso transitório em função da queda do FPM, inclusive com o pagamento das faturas”, destacou.