Projeto Praça Viva da Prefeitura de Itabuna contempla mais localidades

Moradores de outros quatro bairros de Itabuna brevemente serão beneficiados com o Projeto Praça Viva, ideia do prefeito Augusto Castro (PSD) que surgiu durante a campanha eleitoral, com o objetivo de transformar os espaços públicos em locais de interação social, entretenimento e lazer.

A promessa de campanha se cumpriu desde o primeiro ano da atual gestão e o projeto vem sendo executado em toda a cidade pela Prefeitura de Itabuna, por meio da Secretaria de Infraestrutura Urbana (SIURB). São obras que garantem um ambiente mais agradável, confortável e seguro para moradores e visitantes das localidades.

Para esta nova fase, a Prefeitura de Itabuna está em fase de licitação para a realização de obras de requalificação das praças dos Capuchinhos (Conceição), Antoninho Queiroz (Fátima), Piedade (Califórnia) e do Trabalho (Pontalzinho).
A arquiteta e urbanista da SIURB Leila Lessa, uma das responsáveis pelo Projeto Praça Viva, lembrou que cada obra atende às peculiaridades das localidades e acata sugestão de moradores.

“Os projetos dessas quatro praças (Califórnia, Pontalzinho, Fátima e Conceição) foram elaborados a partir de diálogos com os moradores. Os projetos foram pensados de acordo com o que o morador usa ou tem pretensão de usar”, explicou.

Ela cita como exemplo a Praça da Piedade, no Califórnia, que tem uma tipologia bem característica que é o comércio. “Essa praça tem um espaço bem amplo que nos permitiu projetar uma área para eventos, sejam eles religiosos ou não, a partir de solicitações da comunidade. Também haverá parque infantil, academia, mesa de jogos e um espaço para atender um maior número de comerciantes”, citou.

Já para a Praça Antoninho Queiroz, no Bairro de Fátima, a arquiteta Leila informou que será reformada a quadra, haverá parque infantil para crianças menores atendendo uma demanda da comunidade, academia ao ar livre e área de convivência. “E ainda, um espaço para as pessoas praticarem esportes, a exemplo de mesas de jogos e aulas de dança”, explicou.

Ela reforçou que o Projeto Praça Viva surgiu “para trazer obras importantes que vão impactar diretamente na rotina e qualidade de vida dos moradores”. Vale lembrar que seis praças já beneficiadas com as obras de requalificação do Praça Viva.

As praças José de Almeida Alcântara (Jardim do Ó), Poeta José Bastos e Santo Antônio (centro), Alice Monteiro (Santo Antônio), Jardim das Oliveiras (Vila Anália), Evanice Pereira Cruz (Sarinha), Heitor Farias (Mangabinha), Santa Maria (Maria Pinheiro) e a Rotatória Tancredo Neves (Banco Raso) estão entre as mais frequentadas depois das reformas.