Conselho Municipal de Políticas sobre Drogas de Itabuna vai capacitar servidores públicos e conselheiros

O Conselho Municipal de Políticas sobre Drogas (COMPOD) de Itabuna vai capacitar um grupo de servidores públicos e conselheiros às 9 horas desta sexta-feira, dia 10, no Centro Integrado Oscar Marinho Falcão (CIOMF), no Santo Antônio. O encontro visa orientar os participantes sobre o funcionamento e a estrutura dos Conselhos de Política sobre Drogas na esfera municipal, estadual e federal.

O COMPOD é um órgão consultivo e de fiscalizador sobre como está sendo aplicada a política sobre drogas no município. É uma estrutura colegiada ligada à Secretaria de Promoção Social e Combate à Pobreza (SEMPS).

Além disso, também sugere iniciativas que possam ser tomadas pelo município para a prevenção e combate às drogas e criar e incentivar trabalhos educativos.

O objetivo do curso de capacitação é tornar os participantes dos conselhos e servidores públicos capazes de refletirem crítica e sistematicamente sobre a adequação de sua atuação enquanto integrante do Conselho de Políticas sobre Drogas, proporcionando a compreensão da importância e possibilidades de articulação com as demais instâncias e instrumentos de controle social dessa política pública.

O evento terá uma palestra sobre o panorama e o funcionamento do COMPOD e quais suas prerrogativas. “Existem muitos conselheiros novos que ainda não conhecem o sistema. Itabuna nunca ofereceu uma capacitação desse porte”, afirma o presidente do Conselho Municipal de Políticas sobre Drogas, Paulo Bernardo da Costa Neto.

Legenda: Itabuna promove capacitação do Conselho Municipal de Políticas sobre Drogas (COMPOD). Foto: arquivo.